João Pessoa 23.13 nuvens dispersas Recife 23.02 nuvens dispersas Natal 23.12 nublado Maceió 22.69 névoa Salvador 24.98 céu limpo Fortaleza 26.07 céu limpo São Luís 27.11 céu limpo Teresina 32.84 nuvens dispersas Aracaju 24.97 nuvens dispersas
13 mil famílias do Rio Grande do Norte podem ganhar kit de parabólica digital gratuito; saiba como
16 de agosto de 2025 / 12:55
Foto: Divulgação

O Programa Brasil Antenado, uma iniciativa do Ministério das Comunicações, já está disponível para nove cidades do Rio Grande do Norte, oferecendo a mais de 13 mil famílias de baixa renda a oportunidade de receber gratuitamente kits de uma nova parabólica digital. Este programa visa garantir acesso à TV aberta com qualidade superior de imagem e som, eliminando a necessidade de uma antiga parabólica para participar.

O benefício é destinado a pessoas inscritas no Cadastro Único do governo federal (CadÚnico). Essa ação é parte de uma nova fase do programa, que foi implementada em resposta ao desligamento do sinal analógico de TV, um processo que está sendo realizado para liberar espaço para a tecnologia 5G nos celulares. O programa é gerido pela Entidade Administradora da Faixa, composta por operadoras de celular e financiada com recursos provenientes do leilão do 5G.

As cidades do Rio Grande do Norte que serão atendidas incluem:

  • Caiçara do Norte;
  • Florânia;
  • Jandaíra;
  • Messias Targino;
  • Parazinho;
  • Pedra Grande;
  • São Bento do Norte;
  • São Miguel do Gostoso;
  • São Vicente.

A caravana do programa teve início nesta sexta-feira (15) em São Miguel do Gostoso, no litoral norte do estado, e prosseguirá para Florânia no sábado (16). No total, o programa pretende atender 171 municípios em dez estados brasileiros.

Leandro Guerra, CEO da EAF, destacou: “Nosso objetivo é garantir que famílias de baixa renda, inscritas no Cadastro Único e beneficiárias de programas sociais do Governo Federal, recebam gratuitamente o kit da nova parabólica digital, que inclui antena, cabo, receptor e controle remoto.”

Tawfic Awwad Junior, diretor do Departamento de Inovação, Regulamentação e Fiscalização do Ministério das Comunicações, ressaltou que o programa oferece mais de 100 canais gratuitos, com qualidade de som e imagem. “É uma política pública de inclusão, que leva cidadania, educação, cultura e informação para famílias beneficiárias de programas sociais.”

Para solicitar a instalação, os inscritos no CadÚnico devem agendar a instalação da nova parabólica digital sem custo algum. As famílias que atendem aos critérios de seleção e residem nas cidades mencionadas podem entrar em contato com a Entidade Administradora da Faixa pelo telefone 0800 729 2404 (disponível para ligação e WhatsApp) ou pelo site www.brasilantenado.org.br.

O programa será implementado em três fases, abrangendo 323 municípios de 16 estados até abril de 2026. A primeira fase, que começou em julho e se encerrará em 12 de outubro, inclui 77 municípios, dos quais 9 estão no Rio Grande do Norte. A segunda fase ocorrerá de 13 de outubro de 2025 a 11 de janeiro de 2026, abrangendo 138 cidades, enquanto a terceira e última fase será de 12 de janeiro a 12 de abril de 2026, atendendo mais 108 municípios em outros estados.