
A 48ª edição do Festival Guarnicê de Cinema tem início nesta quarta-feira, dia 30, em São Luís. A cerimônia de abertura será realizada às 19h, no Auditório Terezinha Jansen, localizado no Multicenter Sebrae. O evento contará com homenagens ao ator Silvero Pereira e à cineasta maranhense Tássia Dhur.
Na programação inaugural, será exibido o longa-metragem Uma Mulher Sem Filtro, dirigido por Arthur Fontes. O diretor e o ator Samuel de Assis, que faz parte do elenco, estarão presentes na sessão. O filme, que tem roteiro adaptado por Tati Bernardi, está previsto para estrear nos cinemas no dia 21 de agosto.
O Festival Guarnicê, organizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), é um dos mais tradicionais eventos audiovisuais do Brasil, especialmente destacado na região Norte-Nordeste. Este ano, a programação é totalmente gratuita e inclui uma variedade de atividades, como sessões de filmes presenciais e online, rodas de conversa, oficinas e lançamentos de livros.
A partir de quinta-feira, dia 31, os filmes das mostras competitivas nacionais e maranhenses serão exibidos na sala 6 do Cinépolis, no São Luís Shopping. As obras também estarão disponíveis online, por um período de 24 horas e 30 minutos após cada sessão, através do site e do aplicativo Cine Guarnicê.
Atividades em Outros Espaços
Além do Cinépolis, outros locais da cidade, como o Cine Sesc Deodoro, também receberão atividades paralelas. Nesse espaço, ocorrerão as mostras Universitária, Jovem, Guarnicêzinho, Cinema Não Tem Idade e Faz Todo Sentido, esta última voltada para a acessibilidade de pessoas com deficiência auditiva e visual.
O festival seguirá até o dia 6 de agosto. Nesta edição, o evento também presta uma homenagem póstuma ao cineasta Cacá Diegues e celebra os 50 anos do filme Os Pregoeiros de São Luís, dirigido por Murilo Santos.