João Pessoa 27.13 nublado Recife 27.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nublado Maceió 26.69 nublado Salvador 25.98 algumas nuvens Fortaleza 30.07 céu limpo São Luís 32.11 nuvens dispersas Teresina 37.84 nuvens dispersas Aracaju 26.97 algumas nuvens
48ª edição do festival Guarnicê começa em São Luís com homenagens e exibição de filme
30 de julho de 2025 / 17:12
Foto: Divulgação

A 48ª edição do Festival Guarnicê de Cinema tem início nesta quarta-feira, dia 30, em São Luís. A cerimônia de abertura será realizada às 19h, no Auditório Terezinha Jansen, localizado no Multicenter Sebrae. O evento contará com homenagens ao ator Silvero Pereira e à cineasta maranhense Tássia Dhur.

Na programação inaugural, será exibido o longa-metragem Uma Mulher Sem Filtro, dirigido por Arthur Fontes. O diretor e o ator Samuel de Assis, que faz parte do elenco, estarão presentes na sessão. O filme, que tem roteiro adaptado por Tati Bernardi, está previsto para estrear nos cinemas no dia 21 de agosto.

O Festival Guarnicê, organizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), é um dos mais tradicionais eventos audiovisuais do Brasil, especialmente destacado na região Norte-Nordeste. Este ano, a programação é totalmente gratuita e inclui uma variedade de atividades, como sessões de filmes presenciais e online, rodas de conversa, oficinas e lançamentos de livros.

A partir de quinta-feira, dia 31, os filmes das mostras competitivas nacionais e maranhenses serão exibidos na sala 6 do Cinépolis, no São Luís Shopping. As obras também estarão disponíveis online, por um período de 24 horas e 30 minutos após cada sessão, através do site e do aplicativo Cine Guarnicê.

Atividades em Outros Espaços

Além do Cinépolis, outros locais da cidade, como o Cine Sesc Deodoro, também receberão atividades paralelas. Nesse espaço, ocorrerão as mostras Universitária, Jovem, Guarnicêzinho, Cinema Não Tem Idade e Faz Todo Sentido, esta última voltada para a acessibilidade de pessoas com deficiência auditiva e visual.

O festival seguirá até o dia 6 de agosto. Nesta edição, o evento também presta uma homenagem póstuma ao cineasta Cacá Diegues e celebra os 50 anos do filme Os Pregoeiros de São Luís, dirigido por Murilo Santos.