A 7ª edição da Mostra Sesc de Cinema, um projeto nacional que estimula a produção audiovisual e a formação de público, acontece de 18 a 23 de novembro, com exibições de filmes e debates no Cinema Sesc, localizado na Unidade Sesc Deodoro.
Foram selecionadas 20 produções audiovisuais maranhenses, sendo que uma delas integrará a grade nacional de exibição, além de dez filmes infanto-juvenis de todo o Brasil.
No âmbito da ação formativa, será ministrada a oficina de Direção Audiovisual por Diego dos Anjos (RJ), no período de 18 a 22 de novembro, das 14h às 18h, no Cine Teatro Aldo Leite (Palacete Gentil Braga – Centro). Toda a programação é gratuita e aberta ao público.
Nesta edição, o projeto ampliou o acesso a uma filmografia que expressa a diversidade da produção contemporânea e pouco conhecida dos grandes circuitos de exibição comercial. Ao todo, foram inscritos 32 filmes maranhenses e selecionados 20 entre documentários e ficções.
Destaca-se o protagonismo feminino no audiovisual maranhense, representado no Panorama Nacional pelo filme “Clair de Lune”, dirigido por Laísa Couto, e no Panorama Estadual com “Mar.ina”, direção coletiva dos alunos do projeto Ilha em Edição.
O filme “Clair de Lune”, com direção de Laísa Couto (17 minutos | Classificação: 18 anos), conta a história de Sileno, um jovem fauno boêmio que se apaixona perdidamente por uma garota misteriosa e deve abandonar a imortalidade para viver esse amor. Já “Mar.ina”, com direção coletiva dos alunos do projeto Ilha em Edição (26 minutos | Classificação: livre), é uma paródia crítica da história da Pequena Sereia vivida por uma menina trans.
A Mostra Sesc de Cinema reúne narrativas diversas e revela novos olhares fílmicos, com exibições gratuitas e abertas ao público. O espectador tem a oportunidade de se deparar com o pensamento audiovisual contemporâneo do Maranhão e refletir sobre ele. Esse encontro é a grande marca desse projeto idealizado pelo Departamento Nacional do Sesc.