
Na última quarta-feira (20), o apresentador da Rede Globo, Marcos Mion, teve a oportunidade de visitar a Cidade do Forró, uma vila idealizada pelo cantor Dorgival Dantas, localizada em Olho D’Água do Borges, na Região Oeste do Rio Grande do Norte. O encontro entre os dois artistas foi registrado pela fotógrafa Luana Tayze e ocorreu durante uma semana em que Mion explorou diversos pontos turísticos do estado para o programa Caldeirão do Mion.
Inaugurada em 2023 na Fazenda Tome Xote, a Cidade do Forró foi criada com o objetivo de valorizar o forró e a cultura sertaneja, fazendo uma homenagem aos vilarejos nordestinos da década de 1940. Durante a visita, Dorgival Dantas explicou a Mion como a vila foi concebida e como funciona, além de destacar que o local também é palco do projeto “Derradeiro de Maio”, que marca o início dos festejos juninos no Rio Grande do Norte.
Explorando as belezas do RN
Marcos Mion tem aproveitado sua estadia no Rio Grande do Norte para conhecer as belezas naturais e culturais da região. Essa iniciativa é parte de uma ação promovida pela Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), que tem Dorgival Dantas como embaixador do turismo local. As gravações realizadas visam a nova temporada de verão do Caldeirão com Mion.
De acordo com a Emprotur, o apresentador e sua equipe se estabeleceram em Natal e têm visitado diversos pontos turísticos e naturais do estado. Mion expressou sua empolgação com a experiência, afirmando: “A gente tem o desafio de levar o Caldeirão pro Brasil, literalmente, e, com isso, fazer o Brasil se ver dentro do Caldeirão. As nossas viagens nos aproximam do público e permitem esse mergulho no que o Brasil tem em sua essência, pelos quatro cantos do nosso território, que é essa diversidade maravilhosa.”
Ele também destacou: “Estou encantado com o que vi até agora, muito grato pela recepção. Teremos uma semana de mergulho na cultura e nos costumes locais em Natal, captando matérias, contando histórias e uma semana ancorando nosso palco num Luau cinematográfico em São Miguel do Gostoso. Sinto um orgulho enorme da vontade e da capacidade do nosso time de fazer acontecer esse nosso sonho de levar o Caldeirão pelo Brasil.”
Caldeirão e a Cultura do RN
As gravações do Caldeirão fora dos estúdios visam mostrar a riqueza cultural de diferentes regiões, abordando temas como música, gastronomia, tradições e histórias locais. O diretor-presidente da Emprotur, Raoni Fernandes, comentou sobre a importância de apresentar o Rio Grande do Norte ao Brasil: “Mostrar o RN para o Brasil através do ‘Caldeirão’ é uma oportunidade ímpar não só de apresentar as nossas belas, e já conhecidas, paisagens, mas estamos falando de tempo de tela suficiente para contar histórias sobre o nosso povo.”
Fernandes ainda acrescentou: “Fazer um cara como Mion, respeitado e admirado nacionalmente, viver a diversidade de experiências que nosso estado tem a oferecer é incrível e não tenho dúvidas que ele vai passar a emoção do que é visitar cada cantinho do nosso Rio Grande do Norte.”