
Desde os primeiros anos de vida, o desempenho escolar das crianças é monitorado de perto por seus pais. A pressão aumenta na adolescência, quando se preparam para a faculdade e a escolha de uma carreira. Contudo, muitos brasileiros não estão cientes de que a fase mais crucial do desenvolvimento humano ocorre antes disso, durante a primeira infância.
Uma pesquisa intitulada “Panorama da Primeira Infância: O que o Brasil sabe, vive e pensa sobre os primeiros seis anos de vida”, realizada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal em parceria com o Datafolha e divulgada em agosto deste ano, revela que 84% da população brasileira não considera os anos iniciais como essenciais para o desenvolvimento humano. Além disso, 42% dos entrevistados não sabem o que significa o termo “primeira infância”.
Quando questionados sobre os aspectos fundamentais para o desenvolvimento infantil, os vínculos emocionais foram destacados, com 43% mencionando o amor e 33% o carinho. Por outro lado, apenas 14% consideram a frequência em creches e pré-escolas como fundamental.
No que diz respeito às práticas mais relevantes para o desenvolvimento das crianças, o respeito aos mais velhos foi apontado como o item mais importante por 96% dos entrevistados, seguido pela frequência em creches e pré-escolas (81%) e a liberdade para brincar (63%).
Goretti Meirelles, Coordenadora Pedagógica do Salesiano Dom Bosco Salvador, observa que esses dados refletem uma forte valorização de princípios éticos e familiares, como o respeito aos mais velhos, mas também indicam uma falta de compreensão sobre o papel complementar da educação formal nos primeiros anos de vida. Ela ressalta: “A pré-escola não tem como objetivo substituir os valores familiares, mas sim promover o crescimento da criança por meio de estímulos pedagógicos específicos, como o brincar livre e orientado, fundamentais para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e sociais.”
Na primeira infância, que abrange do nascimento até os seis anos, 90% das conexões cerebrais se formam, sendo essa a fase de maior desenvolvimento cerebral, segundo especialistas. Proporcionar condições favoráveis ao desenvolvimento infantil pode impactar diretamente a capacidade intelectual, a personalidade e o comportamento social futuro.
Luciana Lima, Orientadora Educacional do Salesiano Dom Bosco Camaçari, destaca que ainda há uma percepção de que, nessa fase, as crianças vão à escola apenas para brincar, desvalorizando a importância do brincar lúdico. “Através das vivências e da socialização, a criança desenvolve habilidades fundamentais para seu desenvolvimento integral”, afirma.
O Brasil reconhece o direito à educação infantil desde o nascimento, com a oferta de creches públicas para crianças de zero a três anos e a obrigatoriedade da educação a partir dos quatro anos, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Algumas instituições, como os Salesianos Bahia, oferecem educação infantil para crianças a partir de dois anos, proporcionando cuidados e estímulos para as primeiras interações sociais e cognitivas. A partir dos quatro anos, as crianças são preparadas para o Ensino Fundamental, desenvolvendo habilidades como linguagem, raciocínio lógico e autonomia.
Goretti Meirelles ressalta que o brincar na escola é direcionado à socialização e ao desenvolvimento de habilidades motoras. “Na primeira infância, a criança faz grandes descobertas em seu processo de desenvolvimento, e quanto mais estímulos ela receber, mais potencial ela desenvolverá.”
Trajetória contínua de aprendizado
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) incorpora habilidades como criatividade, pensamento crítico, autonomia e empreendedorismo como competências essenciais na formação de cidadãos conscientes e ativos, abrangendo o ambiente escolar e o protagonismo do aluno. Essas habilidades devem ser incentivadas desde a primeira infância, através de projetos educacionais planejados que incluam atividades recreativas e cognitivas, despertando o senso de exploração e pesquisa.
Uma instituição que oferece educação desde a primeira infância até o ensino médio assegura um crescimento contínuo e aprofundado da criança. Essa trajetória não só fortalece vínculos, mas também resulta em um aprendizado mais profundo, promovendo valores como cidadania e responsabilidade, conforme enfatiza Goretti Meirelles.
Antes de matricular seus filhos, os pais devem avaliar cuidadosamente a proposta pedagógica da instituição, considerando a progressão da educação infantil até o ensino médio. Um ambiente acolhedor e de confiança proporciona segurança e conexões com a comunidade escolar.
Goretti conclui que “desde a primeira infância, os fundamentos pedagógicos salesianos se manifestam na atenção à educação integral, visando ao desenvolvimento físico, emocional, intelectual e espiritual da criança. O conhecimento é adquirido de maneira significativa, através de experiências práticas e lúdicas que incentivam o ‘aprender fazendo’.” Além disso, ela ressalta que estimular o protagonismo da criança desde cedo favorece sua autonomia e a expressão de suas opiniões ao longo do processo de aprendizado.