
Nesta quinta-feira (13), a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) realizou uma operação de combate à sonegação fiscal em quatro municípios de Sergipe, resultando na autuação de três lojas de suplementos alimentares em Aracaju. As empresas foram notificadas por operarem sem a devida inscrição estadual, o que levou ao recolhimento de mais de R$ 100 mil aos cofres públicos.
Além das autuações, a operação resultou na apreensão de sete máquinas de cartão de crédito, que estavam associadas a pessoas físicas ou estabelecimentos diferentes dos registrados na Sefaz.
Durante a ação, foram fiscalizados 37 estabelecimentos nas cidades de Aracaju, Nossa Senhora da Glória, Lagarto e Itabaiana. A Sefaz utilizou cruzamento de dados para identificar indícios de irregularidades, incluindo:
- Omissão de documentos fiscais;
- Aquisição de mercadorias sem a devida documentação;
- Máquinas de cartão vinculadas a outros CNPJs;
- Baixos percentuais de vendas registradas eletronicamente;
- Empresas funcionando sem Inscrição Estadual.
Na capital, a fiscalização focou em lojas situadas nos bairros de Farolândia, Suíssa, Grageru, Luzia, Ponto Novo, Salgado Filho, São Conrado e Castelo Branco. Nos outros municípios, a ação foi concentrada nos centros comerciais.
A operação também teve um caráter educativo, orientando os contribuintes sobre suas obrigações acessórias, que incluem a atualização de endereço, atividade e a correta emissão de documentos fiscais.