João Pessoa 28.13 algumas nuvens Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 29.12 algumas nuvens Maceió 26.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nuvens dispersas Fortaleza 29.07 algumas nuvens São Luís 27.11 trovoadas Teresina 30.84 céu limpo Aracaju 27.97 céu limpo
Ação contra sonegação fiscal autua três lojas de suplementos em Aracaju
13 de fevereiro de 2025 / 21:07
Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (13), a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) realizou uma operação de combate à sonegação fiscal em quatro municípios de Sergipe, resultando na autuação de três lojas de suplementos alimentares em Aracaju. As empresas foram notificadas por operarem sem a devida inscrição estadual, o que levou ao recolhimento de mais de R$ 100 mil aos cofres públicos.

Além das autuações, a operação resultou na apreensão de sete máquinas de cartão de crédito, que estavam associadas a pessoas físicas ou estabelecimentos diferentes dos registrados na Sefaz.

Durante a ação, foram fiscalizados 37 estabelecimentos nas cidades de Aracaju, Nossa Senhora da Glória, Lagarto e Itabaiana. A Sefaz utilizou cruzamento de dados para identificar indícios de irregularidades, incluindo:

  • Omissão de documentos fiscais;
  • Aquisição de mercadorias sem a devida documentação;
  • Máquinas de cartão vinculadas a outros CNPJs;
  • Baixos percentuais de vendas registradas eletronicamente;
  • Empresas funcionando sem Inscrição Estadual.

Na capital, a fiscalização focou em lojas situadas nos bairros de Farolândia, Suíssa, Grageru, Luzia, Ponto Novo, Salgado Filho, São Conrado e Castelo Branco. Nos outros municípios, a ação foi concentrada nos centros comerciais.

A operação também teve um caráter educativo, orientando os contribuintes sobre suas obrigações acessórias, que incluem a atualização de endereço, atividade e a correta emissão de documentos fiscais.