
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) e a Procuradoria-Geral do Estado firmaram um acordo na última quinta-feira (20) com o intuito de implementar uma “solução imediata” para o transporte público na Região Metropolitana de Salvador. O sistema, que opera com 80 linhas e atende mensalmente mais de 3 milhões de passageiros, enfrenta frequentes reclamações por parte dos usuários.
De acordo com o MP-BA, o acordo estabelece que o Estado realizará a contratação emergencial de empresas para operar o transporte por ônibus por um período de um ano. Durante esse tempo, será promovida uma licitação para a escolha definitiva das novas operadoras do serviço.
Além disso, reuniões mensais serão realizadas com a participação de todos os órgãos envolvidos, com o objetivo de monitorar o cumprimento dos compromissos estabelecidos.
Entenda a crise no transporte metropolitano de Salvador
O acordo foi assinado por diversas autoridades, incluindo o procurador-geral de Justiça, Pedro Maia; os secretários estaduais de Infraestrutura e Fazenda, Sérgio Brito e Manoel Vitório, respectivamente; a procuradora-geral do Estado, Bárbara Camardelli; e promotores de Justiça, Adriano Assis e Rita Tourinho, além do diretor executivo da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicação (Agerba), Carlos Martins.
Como funciona o sistema de transporte metropolitano?
O sistema de transporte metropolitano abrange sete cidades da região, com 63 linhas integrando-se ao metrô de Salvador. A bilhetagem eletrônica, conhecida como “metropasse”, é utilizada pelos moradores da área metropolitana. Este cartão recarregável permite a integração entre ônibus metropolitanos e o metrô, além de possibilitar conexões com ônibus urbanos, tudo isso dentro de um período de três horas, pagando apenas a tarifa do ônibus metropolitano.
Deslocamento entre as cidades
A Região Metropolitana de Salvador é composta por 12 cidades:
- Itaparica
- Camaçari
- Madre de Deus
- Pojuca
- Mata de São João
- Vera Cruz
- Salvador
- Candeias
- Lauro de Freitas
- Simões Filho
- São Francisco do Conde
- São Sebastião do Passé
- Dias d’Ávila
As cidades de Lauro de Freitas, Simões Filho e Camaçari são as mais próximas de Salvador, com ônibus que fazem o trajeto até a capital. Por exemplo, um coletivo que parte de Vilas do Atlântico, em Lauro de Freitas, percorre cerca de 33 km até o bairro do Campo Grande em aproximadamente 43 minutos, sem congestionamentos.
Para os que desejam se deslocar de Salvador para cidades como Madre de Deus, Pojuca e Mata de São João, a rodoviária da capital e pontos na Avenida Paralela são as principais opções de embarque. Já para Itaparica e Vera Cruz, os passageiros podem optar por ônibus que partem da rodoviária, lanchinhas do Terminal Náutico, no bairro do Comércio, ou pelo sistema ferry-boat no Terminal São Joaquim.