O Aeroporto de Natal teve um aumento de 15% no número de passageiros nos voos domésticos no segundo semestre de 2024. Os dados são em comparação com o mesmo período de 2023 e foram divulgados nesta terça-feira (14) pela Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), do governo do RN.
De acordo com a Emprotur, esse número representa uma recuperação os índices do turismo da pré-pandemia da Covid, que explodiu em 2020.
O acréscimo foi de 155 mil viajantes no segundo semestre de 2024 – o número passou de aproximadamente 2,1 milhões no segundo semestre de 2023 para 2, 3 milhões no mesmo período de 2024.
Recentemente o Ministério do Turismo também havia divulgado que o RN aumentou 27% o número de turistas estrangeiros em 2024 em comparação com 2023. Foram cerca de 25 mil turistas internacionais no ano.
O RN também teve aumento de 8% na oferta de assentos nas companhias aéreas, passando de 2.600 milhões em 2023 para 2.811 milhões em 2024. Entre as novidades em 2024, o RN ganhou no último ano ainda um voo inédito para o Aeroparque, em Buenos Aires.
O diretor-presidente da Emprotur, Raoni Fernandes, acredita que aumento ocorra por um crescimento nacional como um todo, além de um trabalho de divulgação e promoção do RN como destino turístico.
Segundo diretor-presidente, o aumento “se deve primeiro ao crescimento Brasil, devo dizer, porque o Brasil tem crescido, todos os estados do Nordeste têm crescido no último ano, batendo recordes, números pré-pandêmicos, inclusive superando número do ano da Copa de 2014”.
Suspensão de rota
A Latam anunciou que vai retirar a rota do voo direto do Rio de Janeiro – do Aeroporto do Galeão – para Natal a partir de 30 de março. A Gol dispõe de 72 voos mensais para o mesmo destino – a Latam tem 13.
A Emprotur informou que convocou uma reunião para entender qual o plano de recomposição da Latam para esses assentos. A ideia é apresentar praças que possam ser oportunidades para a nova rota, com base em estudos de mercado.
“A Latam deve estar fazendo um reposicionamento de malha, porque se ela só retirar esse voo ela perde o incentivo que ela tem, por exemplo, no desconto do ICMS do QAV, que é o combustível das aeronaves”, explicou Raoni Fernandes.
“Então, muito provavelmente nos próximos dias a Latam devem estar anunciando ou um aumento de uma frequência de um voo já existente ou uma nova rota pro RN”.