João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Aeroportos do Maranhão têm aumento de quase 10% nas operações de embarques e desembarques
26 de julho de 2025 / 21:19
Foto: Divulgação

O Maranhão apresentou um aumento significativo de 9,27% no fluxo de passageiros em seus aeroportos durante o primeiro semestre deste ano, em comparação ao mesmo período do ano anterior, conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). No total, foram contabilizados 983.258 embarques e desembarques.

Os números também revelam que o estado recebeu um incremento de 10% no número de turistas, com 485.804 visitantes chegando ao Maranhão durante esse período. O Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, localizado em São Luís, destacou-se com um aumento de 19,03% no número de desembarques apenas no mês de junho.

A Secretaria de Estado de Turismo do Maranhão (Setur) atribui esse crescimento ao sucesso das festividades do Carnaval e do São João, que têm atraído visitantes de diversas partes do estado. A secretária de Turismo, Socorro Araújo, expressou sua satisfação com os resultados: “É muito gratificante ver que o nosso São João tem se consolidado como um dos eventos mais queridos do país, atraindo visitantes de várias partes e movimentando a economia”. Ela também ressaltou que o foco em promoção, qualificação dos serviços e melhorias na infraestrutura está gerando resultados positivos para o Maranhão e seus habitantes.

Esse aumento no fluxo de passageiros reflete uma tendência positiva no setor aéreo brasileiro. Segundo a Anac, mais de 61,8 milhões de passageiros utilizaram o transporte aéreo no país no primeiro semestre de 2023, representando um crescimento de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Além disso, uma pesquisa indicou que mais de 95% dos turistas que participaram das festividades do São João no Maranhão manifestaram o desejo de retornar ao estado.