João Pessoa 28.13 algumas nuvens Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 29.12 algumas nuvens Maceió 26.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 28.07 algumas nuvens São Luís 27.11 trovoadas Teresina 29.84 céu limpo Aracaju 27.97 céu limpo
Aeroportos do Nordeste ganham ‘selo’ internacional de sustentabilidade
9 de abril de 2025 / 09:34
Foto: Divulgação

Seis aeroportos do Nordeste começaram a dar um passo importante para reduzir seus impactos ambientais. Os terminais operados pela Aena Brasil receberam a certificação internacional ACI Airport Carbon Accreditation, nível 1, que reconhece o mapeamento da pegada de carbono – ou seja, o total de gases poluentes que cada aeroporto emite.

Iniciativa busca reduzir impactos ambientais nos terminais da região

Ao mesmo tempo, foram certificados os aeroportos de Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Campina Grande (PB) e Juazeiro do Norte (CE).

O que significa essa certificação?

A certificação mostra que os aeroportos já monitoram suas emissões de gases de efeito estufa (GEE), sabem de onde elas vêm e calculam quanto emitem por ano. Isso inclui poluição causada por veículos e equipamentos usados nas operações diárias.

Em 2024, ocorreu a finalização do inventário completo com base nos dados de 2023. A princípio, os números referentes a 2024 já foram enviados para verificação externa, feita pela ABNT, que é a única instituição brasileira afiliada ao programa da ACI.

Investimentos e metas sustentáveis

De acordo com a Aena, os aeroportos vão receber mais de R$ 260 milhões em investimentos voltados para sustentabilidade. Entre as ações planejadas estão:

  • Troca da frota interna por veículos movidos a energia limpa;
  • Uso exclusivo de eletricidade de fontes renováveis nos terminais;
  • Apoio ao uso de Combustível Sustentável de Aviação (SAF);
  • Outras medidas para reduzir as emissões e combater as mudanças climáticas.

Nordeste na frente

Dessa forma, com a adesão a esse programa internacional, os aeroportos do Nordeste se somam a outros sete terminais do Brasil que já participam do programa da ACI em diferentes níveis. A iniciativa faz parte de um movimento global por uma aviação mais sustentável e amiga do meio ambiente.