
Em 2024, a Paraíba registrou um total de 7.512 afastamentos de trabalhadores devido a problemas de saúde mental, conforme dados exclusivos obtidos junto ao Ministério da Previdência Social. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (10).
Dentre os afastamentos, 3.170 foram atribuídos à ansiedade e 2.090 à depressão. Além disso, também foram reportados casos relacionados a transtornos bipolares, vícios em drogas, esquizofrenia, alcoolismo e psicose.
Afastamentos por saúde mental na Paraíba em 2024
Em nível nacional, o Brasil contabilizou quase meio milhão de afastamentos, totalizando 472.328 licenças médicas concedidas. Os estados com maior número de licenças são os mais populosos, como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. No entanto, quando analisamos a proporção de afastamentos em relação à população, o Distrito Federal, Santa Catarina e Rio Grande do Sul apresentam os maiores índices.
Especialistas em saúde mental, como psiquiatras e psicólogos, apontam que o aumento significativo nos afastamentos é um reflexo das condições do mercado de trabalho e das sequelas deixadas pela pandemia, entre outros fatores.
Além disso, 64% dos afastamentos no país envolvem mulheres, com uma idade média de 41 anos, que enfrentam quadros de ansiedade e depressão. Muitas delas permanecem afastadas do trabalho por até três meses devido a essas condições.
Prevenção e fiscalização
Para garantir maior responsabilidade por parte dos gestores, o governo federal anunciou a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que estabelece diretrizes de saúde no ambiente de trabalho.
Com as novas diretrizes, o Ministério do Trabalho intensificará a fiscalização sobre os riscos psicossociais na gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SST). As empresas poderão enfrentar multas caso sejam identificadas situações como:
- metas excessivas
- jornadas extensas
- ausência de suporte
- assédio moral
- conflitos interpessoais
- falta de autonomia no trabalho
- condições precárias de trabalho
Essas medidas visam promover um ambiente de trabalho mais saudável e seguro, refletindo a crescente preocupação com a saúde mental dos trabalhadores.