
Desde setembro, as prévias de carnaval estão presentes nas ruas do Recife e Olinda, e após o início do ano novo, esses eventos começam a se intensificar, preparando o público para a festa que acontecerá de 14 a 18 de fevereiro de 2026. Neste fim de semana, a programação inclui diversas atrações, como o Baile da Macuca com Paulinho da Viola, ensaios abertos, a 48ª edição das Águas de Oxalá e celebrações dedicadas ao Menino da Tarde.
Em Olinda, os blocos de rua marcam presença com múltiplos eventos. No sábado, destacam-se troças e prévias infantis, como o Troça Carnavalesca Mista O Majestoso com concentração a partir das 15h na Rua 27 de Janeiro, e a Pitombinha, prévia infantil da Pitombeira dos Quatro Cantos. Cenas tradicionais como o “Entra em beco sai em beco” também animam a Praça de São Pedro a partir das 17h.
No domingo, o bloco Pitombeira dos Quatro Cantos agita a cidade com concentração a partir das 14h na sede do bloco, seguido pelos Sombatuki e Bateria Cabulosa a partir das 15h e as Sambadeiras às 16h, todos em locais tradicionais do Carmo. A prévia “Tô a Toa” oferece uma festa com a Orquestra do Maestro Oséas, shows de Dany Myler e Mistura Samba, e encerra com cortejo até o Largo do Guadalupe.
Um dos grandes destaques do fim de semana será o Baile da Macuca, que ocorre sábado desde as 18h no Bairro do Recife, próximo à Ponte Giratória, com Paulinho da Viola no comando e participação da bateria da Portela, Bayana System e Orquestra Maestro Oséas. No domingo, o Menino da Tarde se apresenta no Clube Vassourinhas a partir das 11h, com shows de Dany Myler e Excesso de Bagagem.
Ainda no domingo, ocorre a 48ª edição das Águas de Oxalá, cerimônia que homenageia seu fundador, o babalorixá Tata Raminho de Oxóssi, falecido em dezembro de 2024. Com o tema “Inclusão, fé e ancestralidade”, o evento inclui a tradicional lavagem das escadarias da Igreja do Bonfim e desfile pelas ruas do Sítio Histórico, promovido pelo Pai Jorge de Bessem. Em respeito a animais e pessoas sensíveis ao som, a festa não terá fogos, mas uma chuva de papéis branco e prata.
Finalizando a agenda, o Arrastão do Frevo, promovido pelo Clube Carnavalesco Misto Lenhadores de Olinda, sairá do Paço do Frevo às 15h30, conduzido pela Orquestra do Maestro Babá, levando a folia até o Marco Zero no Bairro do Recife. Todas essas opções compõem a fervorosa e diversificada programação das prévias que já esquentam o clima do carnaval em Recife e Olinda.