João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Agenda de prévias de carnaval no Recife e Olinda com Pitombeira e Baile da Macuca
9 de janeiro de 2026 / 09:39
Foto: Divulgação

Desde setembro, as prévias de carnaval estão presentes nas ruas do Recife e Olinda, e após o início do ano novo, esses eventos começam a se intensificar, preparando o público para a festa que acontecerá de 14 a 18 de fevereiro de 2026. Neste fim de semana, a programação inclui diversas atrações, como o Baile da Macuca com Paulinho da Viola, ensaios abertos, a 48ª edição das Águas de Oxalá e celebrações dedicadas ao Menino da Tarde.

Em Olinda, os blocos de rua marcam presença com múltiplos eventos. No sábado, destacam-se troças e prévias infantis, como o Troça Carnavalesca Mista O Majestoso com concentração a partir das 15h na Rua 27 de Janeiro, e a Pitombinha, prévia infantil da Pitombeira dos Quatro Cantos. Cenas tradicionais como o “Entra em beco sai em beco” também animam a Praça de São Pedro a partir das 17h.

No domingo, o bloco Pitombeira dos Quatro Cantos agita a cidade com concentração a partir das 14h na sede do bloco, seguido pelos Sombatuki e Bateria Cabulosa a partir das 15h e as Sambadeiras às 16h, todos em locais tradicionais do Carmo. A prévia “Tô a Toa” oferece uma festa com a Orquestra do Maestro Oséas, shows de Dany Myler e Mistura Samba, e encerra com cortejo até o Largo do Guadalupe.

Um dos grandes destaques do fim de semana será o Baile da Macuca, que ocorre sábado desde as 18h no Bairro do Recife, próximo à Ponte Giratória, com Paulinho da Viola no comando e participação da bateria da Portela, Bayana System e Orquestra Maestro Oséas. No domingo, o Menino da Tarde se apresenta no Clube Vassourinhas a partir das 11h, com shows de Dany Myler e Excesso de Bagagem.

Ainda no domingo, ocorre a 48ª edição das Águas de Oxalá, cerimônia que homenageia seu fundador, o babalorixá Tata Raminho de Oxóssi, falecido em dezembro de 2024. Com o tema “Inclusão, fé e ancestralidade”, o evento inclui a tradicional lavagem das escadarias da Igreja do Bonfim e desfile pelas ruas do Sítio Histórico, promovido pelo Pai Jorge de Bessem. Em respeito a animais e pessoas sensíveis ao som, a festa não terá fogos, mas uma chuva de papéis branco e prata.

Finalizando a agenda, o Arrastão do Frevo, promovido pelo Clube Carnavalesco Misto Lenhadores de Olinda, sairá do Paço do Frevo às 15h30, conduzido pela Orquestra do Maestro Babá, levando a folia até o Marco Zero no Bairro do Recife. Todas essas opções compõem a fervorosa e diversificada programação das prévias que já esquentam o clima do carnaval em Recife e Olinda.

Copyright © 2025. Direitos Reservados.