
Duas farmácias situadas no centro de Guarabira, no Agreste da Paraíba, foram autuadas em uma operação realizada nesta terça-feira (11) pela Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa-PB), em parceria com o Fisco e a Polícia Civil. Durante as inspeções, os agentes descobriram diversas irregularidades sanitárias nos estabelecimentos, resultando na apreensão de mais de 110 caixas de medicamentos.
As inspeções revelaram a presença de remédios controlados sem receita, ausência de nota fiscal e falta de escrituração adequada. Além disso, foi identificada uma pequena quantidade de medicamentos vencidos em uma das farmácias, embora estes não estivessem à venda, mas sim escondidos, conforme explicou Maristela Cavalcanti, Diretora Técnica da Agevisa, em entrevista à TV Cabo Branco.
As farmácias autuadas agora enfrentarão um processo administrativo, que pode resultar em penalidades, incluindo multas. Contudo, não houve necessidade de interditar os estabelecimentos.
Os proprietários das farmácias foram levados à Delegacia de Polícia Civil para prestar esclarecimentos sobre as denúncias. O delegado Superintendente da Polícia Civil, Luciano Soares, afirmou que a investigação irá apurar se houve alguma conduta atípica prevista no código penal, que possa estabelecer responsabilidades, ou se as ações se restringem ao âmbito administrativo, decorrente das infrações constatadas pela vigilância.