
A chuva intensa que atingiu a Região Metropolitana do Recife (RMR) na manhã deste sábado (28) causou alagamentos em diversas cidades. Moradores de vários municípios da Grande Recife compartilharam vídeos mostrando os transtornos e danos provocados pelas chuvas, que ocorreram um dia antes das festividades em homenagem a São Pedro.
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta sobre a possibilidade de chuvas de intensidade moderada a forte na região, válido até a noite deste sábado. O aumento do nível do mar, que atingiu 2,20 metros durante o pico da maré alta às 5h32, contribuiu para agravar a situação dos alagamentos.
Entre os municípios mais afetados, Igarassu registrou a maior precipitação, com 125 milímetros de chuva entre a sexta e o sábado. Para se ter uma ideia, a média histórica de chuvas esperada para todo o mês de junho na cidade é de 311 milímetros, ou seja, em apenas 24 horas, choveu o equivalente ao esperado para 12 dias.
Logo em seguida, Abreu e Lima também sofreu com a chuva, contabilizando 123 milímetros. Na cidade, a média para junho é de 350 milímetros. Paulista, que também enfrentou alagamentos, registrou 95 milímetros, enquanto a média prevista para o mês é de 358 milímetros, representando a quantidade de chuva esperada para uma semana.
Em Olinda, os alagamentos se concentraram em áreas críticas, como a Avenida Presidente Kennedy e a rodovia PE-015. No bairro de Jardim Atlântico, as ruas próximas ao Canal do Fragoso ficaram completamente alagadas, com 70 milímetros de chuva registrados em 24 horas.
Além disso, a Apac emitiu alertas para três rios que estão com tendência de subida, embora ainda não tenham transbordado. Os rios em alerta são:
- Rio Capibaribe, em São Lourenço da Mata, na Grande Recife;
- Rio Sirigi, na cidade de Vicência, na Mata Norte;
- Rio Pirangi, em São Benedito do Sul, na Mata Sul.
O meteorologista da Apac, Romilson Ferreira, informou que as chuvas devem continuar com intensidade moderada a forte na Região Metropolitana e na Mata Norte ao longo do sábado. Para o domingo (29), a previsão é de chuvas, principalmente à tarde, na Grande Recife e na Zona da Mata, mas com intensidade mais fraca.