João Pessoa 23.13 nublado Recife 23.02 nuvens dispersas Natal 23.12 nublado Maceió 20.69 nuvens dispersas Salvador 23.98 céu limpo Fortaleza 26.07 nublado São Luís 27.11 algumas nuvens Teresina 25.84 céu limpo Aracaju 23.97 nublado
Alagamentos e transtornos causados por chuvas afetam cidades do Grande Recife
28 de junho de 2025 / 12:45
Foto: Divulgação

A chuva intensa que atingiu a Região Metropolitana do Recife (RMR) na manhã deste sábado (28) causou alagamentos em diversas cidades. Moradores de vários municípios da Grande Recife compartilharam vídeos mostrando os transtornos e danos provocados pelas chuvas, que ocorreram um dia antes das festividades em homenagem a São Pedro.

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta sobre a possibilidade de chuvas de intensidade moderada a forte na região, válido até a noite deste sábado. O aumento do nível do mar, que atingiu 2,20 metros durante o pico da maré alta às 5h32, contribuiu para agravar a situação dos alagamentos.

Entre os municípios mais afetados, Igarassu registrou a maior precipitação, com 125 milímetros de chuva entre a sexta e o sábado. Para se ter uma ideia, a média histórica de chuvas esperada para todo o mês de junho na cidade é de 311 milímetros, ou seja, em apenas 24 horas, choveu o equivalente ao esperado para 12 dias.

Logo em seguida, Abreu e Lima também sofreu com a chuva, contabilizando 123 milímetros. Na cidade, a média para junho é de 350 milímetros. Paulista, que também enfrentou alagamentos, registrou 95 milímetros, enquanto a média prevista para o mês é de 358 milímetros, representando a quantidade de chuva esperada para uma semana.

Em Olinda, os alagamentos se concentraram em áreas críticas, como a Avenida Presidente Kennedy e a rodovia PE-015. No bairro de Jardim Atlântico, as ruas próximas ao Canal do Fragoso ficaram completamente alagadas, com 70 milímetros de chuva registrados em 24 horas.

Além disso, a Apac emitiu alertas para três rios que estão com tendência de subida, embora ainda não tenham transbordado. Os rios em alerta são:

  • Rio Capibaribe, em São Lourenço da Mata, na Grande Recife;
  • Rio Sirigi, na cidade de Vicência, na Mata Norte;
  • Rio Pirangi, em São Benedito do Sul, na Mata Sul.

O meteorologista da Apac, Romilson Ferreira, informou que as chuvas devem continuar com intensidade moderada a forte na Região Metropolitana e na Mata Norte ao longo do sábado. Para o domingo (29), a previsão é de chuvas, principalmente à tarde, na Grande Recife e na Zona da Mata, mas com intensidade mais fraca.