João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Alceu Valença anima multidão com muito frevo no desfile do bloco Bicho Maluco Beleza
9 de fevereiro de 2026 / 10:09
Foto: Divulgação

No último domingo (8), o frevo tomou conta do Centro do Recife durante o segundo desfile do bloco Bicho Maluco Beleza, comandado por Alceu Valença. O cantor, que já acumula quase 80 carnavais de experiência, encantou uma grande multidão com suas canções que são verdadeiros clássicos do carnaval pernambucano. A concentração para a prévia teve início por volta das 15h e rapidamente a Rua da Aurora, às margens do Rio Capibaribe, ficou tomada por foliões. Com fantasias coloridas, sombrinhas típicas do frevo e elementos da cultura pernambucana, o cortejo seguiu até a Ponte do Limoeiro, no bairro de Santo Amaro.

Durante a passagem pelo trio elétrico, Alceu cantou sucessos que atravessam gerações, como “Voltei, Recife”, “Bom Demais” e “Diabo Louro”. Além desses, clássicos como “Girassol”, “Vampira” e “Bicho Maluco Beleza” foram entoados em coro pelos foliões. Em entrevista concedida antes do desfile, Alceu destacou a forte ligação que possui com o carnaval: “Tenho uma relação muito forte com o carnaval. O carnaval sempre esteve dentro da minha alma, do meu coração e da minha memória”.

O evento também contou com participações especiais de artistas como Lenine, representantes da Madeira do Rosarinho e do Afoxé Ogbon Obá, que foram homenageados no carnaval do Recife em 2026. Outros nomes como Almério, Juba Valença, Larissa Lisboa, Juzé e Nínive Caldas também se apresentaram no trio antes de Alceu assumir a folia no último domingo antes da festa oficial.

Desde sua criação em 1992 em Olinda, e fortalecido nos últimos dez anos em São Paulo, o bloco Bicho Maluco Beleza mantém viva a tradição criada pelo artista Bajado, atraindo foliões de todas as idades. Entre os participantes, estavam as irmãs Dayane Lima, Karine Mirelle e Klecia Santos, que levaram seus filhos para curtir o frevo. Para Karine, fã dedicada, o frevo de Alceu já é reconhecido mesmo pelos pequenos: “Gael ainda não sabe cantar, mas já reconhece”.

Nascido em São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco, Alceu Valença tem 79 anos e sua carreira é marcada pela forte presença do frevo. As comemorações oficiais dos seus 80 anos acontecerão durante a turnê ‘80 girassóis’, prevista para começar em março de 2026. Mais uma vez, o bloco Bicho Maluco Beleza no Recife comprovou seu sucesso e o poder de Alceu Valença em levar alegria e tradição ao carnaval pernambucano.

Copyright © 2025. Direitos Reservados.