João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Alerta de chuvas fortes em 45 cidades do Piauí; confira mapa e recomendações
24 de novembro de 2025 / 10:50
Foto: Divulgação

O Piauí está sob alerta amarelo devido a chuvas intensas que podem afetar 45 cidades do estado. O aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na manhã deste domingo (23) e permanecerá em vigor até as 10h de segunda-feira (24).

As cidades afetadas estão localizadas na região Sudoeste do Piauí. Segundo o Inmet, as chuvas podem atingir até 30 mm/h, acompanhadas de ventos fortes que podem chegar a 60 km/h.

Orientações em caso de tempestade

O alerta amarelo indica um risco moderado, exigindo atenção da população. Embora o Inmet tenha destacado que o risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas é baixo, algumas recomendações foram feitas:

  • Evite se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento.
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Evite o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada.

Além do alerta de chuvas intensas, o Inmet também emitiu avisos sobre ventos costeiros e baixa umidade. O aviso sobre ventos se aplica ao litoral do Piauí, enquanto a baixa umidade afeta as regiões Norte, Centro-Norte, Sudeste e Sudoeste do estado, com validade até as 23h59 deste domingo.

O Inmet alerta que os ventos nas áreas litorâneas podem intensificar-se, potencialmente movendo as dunas de areia sobre as construções na orla. Em casos de situações graves, a recomendação é acionar a Defesa Civil.

Quanto à umidade do ar, a previsão é que varie entre 20% e 30% em 139 cidades piauienses, o que representa um baixo risco à saúde e de incêndios florestais. Para mitigar os efeitos da baixa umidade, o Inmet aconselha:

  • Beba bastante líquido.
  • Evite esforços físicos nas horas mais secas.
  • Minimize a exposição ao sol durante as horas mais quentes do dia.