João Pessoa 31.42 nublado Recife 31.02 algumas nuvens Natal 32.12 nuvens dispersas Maceió 32.69 nublado Salvador 29.98 céu limpo Fortaleza 31.07 nuvens dispersas São Luís 31.11 chuva leve Teresina 29.84 nublado Aracaju 30.97 nuvens dispersas
ALRN aprova lei que possibilita negociação de dívidas com descontos para empresas no Rio Grande do Norte
8 de abril de 2025 / 18:08
Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) aprovou, em sessão ordinária nesta terça-feira (8), um projeto de lei de transações tributárias, que possibilita que empresas com dívidas possam negociar e quitar seus débitos com o Estado. Com um estoque de dívidas que ultrapassa R$ 10 bilhões, a expectativa do governo é arrecadar cerca de R$ 800 milhões com essa nova medida.

A nova legislação estabelece um canal permanente de negociação entre o Estado e os devedores, permitindo condições personalizadas para a regularização fiscal. Para as empresas que encerraram suas atividades, a lei prevê descontos de até 80%, proporcionando maior flexibilidade na quitação das dívidas.

Aprovado por unanimidade, o projeto, que é de autoria do governo do Estado, agora aguarda a sanção da governadora Fátima Bezerra (PT). O objetivo principal é limpar os nomes das empresas inadimplentes e aumentar a arrecadação tributária, seguindo o modelo de legislações semelhantes que já existem em outros 21 estados brasileiros.

De acordo com dados apresentados pelo governo, a dívida ativa do Rio Grande do Norte é composta majoritariamente por ICMS, que representa 95,87% do total, seguido por 1,38% de IPVA e 2,75% de outros débitos.

A secretária executiva da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Jane Carmen, ressaltou a importância da medida para o equilíbrio fiscal do estado e para permitir que os contribuintes regularizem sua situação e voltem a operar legalmente. A previsão é que a nova lei entre em vigor no segundo semestre deste ano.

O projeto recebeu apoio unânime dos deputados e também contou com a aprovação de representantes do comércio e da indústria, que acompanharam a votação. Roberto Serquiz, presidente da Federação das Indústrias do RN (Fiern), destacou que a modelagem proposta traz soluções para litígios fiscais e favorece a regularização dos débitos.

Serquiz também mencionou a importância dos prazos e descontos previstos, criando um cenário atrativo para o pagamento das dívidas. O deputado Nelter Queiroz (PSDB) enfatizou que o projeto beneficia tanto o estado quanto a população, afirmando que até pequenos e médios empresários se beneficiarão da regularização.

Por sua vez, o deputado Francisco do PT afirmou que o projeto é uma iniciativa do estado do Rio Grande do Norte, ressaltando que foi construído com a participação dos segmentos interessados na proposta de lei de transação tributária, que já é uma realidade em diversas unidades federativas.