João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Aplicativo facilita processo de adoção de crianças e adolescentes no Maranhão
26 de maio de 2025 / 11:23
Foto: Divulgação

No Maranhão, atualmente, existem 68 crianças e adolescentes disponíveis para adoção, segundo informações do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA). Para auxiliar na formação de novas famílias, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) lançou um novo aplicativo chamado A.DOT, que já está em uso em outros estados do Brasil.

O A.DOT foi desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e visa conectar pretendentes habilitados à adoção com crianças e adolescentes que estão em busca de um lar. Através da plataforma, os usuários podem acessar perfis detalhados e vídeos das crianças, o que torna o processo de adoção mais humanizado e favorece a criação de laços emocionais, aumentando as chances de adoção.

Atualmente, os dados revelam que a maioria das crianças disponíveis para adoção no Maranhão é do gênero masculino, representando 58,8% do total. Além disso, 76,5% são de raça parda e a faixa etária predominante é entre 10 e 16 anos, grupo que historicamente enfrenta mais dificuldades para ser adotado.

A expectativa do TJMA é que o aplicativo A.DOT contribua para aumentar as oportunidades de adoção. No Brasil, existem atualmente 5.286 crianças aguardando por um lar, onde possam viver com dignidade e amor.

O dia 25 de maio é celebrado como o Dia Nacional da Adoção, uma data que visa promover a conscientização sobre a importância da adoção para crianças e adolescentes, além de ressaltar o impacto positivo que essa ação pode ter na vida de milhares de pessoas.