João Pessoa 31.13 algumas nuvens Recife 30.02 nublado Natal 30.12 algumas nuvens Maceió 31.69 algumas nuvens Salvador 28.98 céu limpo Fortaleza 30.07 nuvens dispersas São Luís 30.11 nublado Teresina 31.84 nuvens dispersas Aracaju 29.97 algumas nuvens
Aracaju é destaque em jornal argentino como destino turístico
10 de dezembro de 2024 / 10:31
Foto: Divulgação

O jornal argentino Página 12 , em seu caderno de turismo, traz na edição deste domingo, 7, matéria destacando as belezas de Sergipe e de Aracaju. A publicação é resultado de um fampress realizado em dezembro do ano passado com jornalistas argentinos. A iniciativa foi da Secretaria de Estado do Turismo que contou com o apoio da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), e do trade turístico, por meio da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira em Sergipe (Abih/Se), do Aracaju Convention & Visitors Bureau, além da Gol Linhas Aéreas, empresa que opera o primeiro voo internacional regular de Sergipe com destino a Buenos Aires.

Na matéria, a jornalista Silvina Quintans descreve a capital sergipana como “uma cidade com um ritmo amigável”, cheia de hotéis, bares e restaurantes, praias amplas e vivas, onde se pode caminhar, praticar esportes e visitar “um dos mais importantes oceanários do Brasil”.

O destaque inicial é para um tradicional conhecido nosso: o caranguejo e seu singular sabor. “A carne macia e deliciosa libera todos os seus sabores, símbolo da riqueza da cultura de Sergipe”, diz a jornalista. Silvina faz ainda um convidativo relato sobre as belezas encontradas em nossa cidade, a exemplo do Centro Histórico de Aracaju, os mercados centrais, com seus artesanatos e comidas típicas, a bela vista do rio Sergipe, e o “moderno” Museu da Gente Sergipana – atrativos que, segundo ela, abrem portas para outros encantos de Aracaju como a Croa do Goré, no Mosqueiro, poeticamente narrada na matéria como “paraíso efêmero”, dado aos movimentos cíclicos da maré encobrindo o banco de areia que forma a croa.

“Deixar o tempo correr, sentir a água fresca nos pés, o sabor amargo da cachaça e a cadência da música do Nordeste”, são experiências resumidas por Silvina em inapelável frase: “ficar uma tarde na areia branca da Croa do Goré deve ser um direito”. Ainda sobre nossa faixa litorânea, destaque para a Ilha dos Namorados. “Difícil imaginar um destino mais agradável”, encantou-se mais uma vez a jornalista.

Além de toda experiência vivenciada em Aracaju, Silvina Quintans também destacou outros importantes destinos, como o passeio pelo Cânion do Rio São Francisco, Grota do Angico, Cangaço Eco Parque, Museu de Arqueologia de Xingó e a Praia do Saco, ressaltando que Sergipe ainda é um destino “secreto” para os argentinos, que agora têm a oportunidade de chegar à Aracaju por voo direto de Buenos Aires.

Mais que um relato sobre lugares, a matéria dá relevo à “infinita” hospitalidade do povo, histórias, forró, gastronomia e a importância que o turismo de experiência exerce atualmente no mundo. Uma abordagem, segundo o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Santana, estabelecida pela gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, como uma das estratégias para o fortalecimento do turismo na capital. “É animador esse resultado do fampress que trouxe um grupo de jornalistas argentinos a Sergipe, cuja primeira matéria veiculada na mídia portenha certamente irá contribuir para atrair turistas argentinos para Aracaju”, finalizou o secretário.