João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Arquidiocese se pronuncia sobre uso não autorizado de espaço em igreja durante evento musical
25 de novembro de 2025 / 10:50
Foto: Divulgação

Após quatro dias de apresentações musicais na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, durante o Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), a Arquidiocese de Aracaju divulgou uma nota nesta segunda-feira (24) informando que não havia sido notificada sobre a utilização do espaço para o evento.

“Reiteramos que os templos católicos são espaços sagrados, dedicados à oração, ao recolhimento espiritual e às celebrações próprias da vida da igreja. Qualquer evento de caráter artístico, cultural e social que utilize o interior das igrejas deve ser previamente apresentado, analisado e autorizado pela autoridade eclesiástica competente”, afirmou um trecho da nota.

Nas redes sociais do festival, muitos usuários expressaram suas preocupações sobre a escolha da igreja como local para as apresentações artísticas.

A programação na igreja, conforme divulgada pela organização do evento, incluiu apresentações de artistas como Lucas Campelo, João Ventura, Orquestra Cajuína e o Grupo Brasileiríssimo, entre outros.

Posicionamento da Prefeitura de São Cristóvão

A Prefeitura de São Cristóvão, que é responsável pela realização do Fasc, emitiu uma nota refutando a informação da Arquidiocese. Segundo a administração municipal, o uso do espaço foi devidamente autorizado por meio de um ofício registrado e assinado pelo frei responsável, datado de 02 de outubro de 2025.

Além disso, a gestão municipal destacou que manteve um diálogo contínuo com o frei, assim como em edições anteriores do festival, seguindo todas as orientações recebidas. A prefeitura também ressaltou que, embora não seja responsável pela gestão das igrejas da cidade, realizou reformas no banheiro, fez pequenos reparos na estrutura e tomou todas as medidas necessárias para garantir a preservação do patrimônio.