João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Artista de Fernando de Noronha vende telas na praia para turistas do mundo
18 de janeiro de 2026 / 12:42
Foto: Divulgação

O artista plástico Neto Albuquerque expõe e comercializa suas obras há dez anos na praia da Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha. Com sua barraca fixa à beira-mar, o pintor conquistou o reconhecimento internacional, vendendo suas telas para visitantes de mais de 25 países. Neto considera que cada comprador leva consigo um pedaço da ilha para casa. No início, pendurava suas pinturas em um varal simples, mas após muita dedicação, obteve a autorização para atuar de forma regular no local.

O cenário do Morro Dois Irmãos influencia diretamente o trabalho de Neto. Ele relata ter sido atraído para esse lugar repleto de energia e espiritualidade, que se torna fonte constante de inspiração para suas criações. “Noronha é um local mágico e potente, um símbolo da ilha que agrega muita força ao meu trabalho”, afirma.

Além dos turistas brasileiros, muitos estrangeiros valorizam e compram as obras do artista. Neto revela que parou de contar seus clientes ao alcançar a marca de 25 nacionalidades, com peças adquiridas na Argentina, Itália, França e Estados Unidos, entre outros países. A estudante italiana Viola Pelati, residente em Berlim, elogia a arte de Neto: “O trabalho dele é muito lindo, gosto das pinturas com peixes e considero sua arte maravilhosa.” A húngara Neomi de Tepedino também adquiriu uma tela para levar para casa, valorizando a beleza das obras.

As pinturas apresentam ícones característicos de Noronha, como as praias, o Morro Dois Irmãos, o Morro do Pico, além de igrejas e lendas locais, e são reproduzidas também em cangas e camisas produzidas por Neto. Ele já criou mais de dois mil desenhos, utilizando técnicas diversas como nanquim, tinta acrílica, óleo e espátula, além do uso de papel fotográfico em algumas peças.

Neto Albuquerque, que tem 43 anos, iniciou sua trajetória artística ainda criança, mas mudou-se para Fernando de Noronha em 2006. Antes de viver exclusivamente da arte, trabalhou como garçom e pintava durante seu tempo livre. Sua carreira profissional começou há 19 anos, quando vendeu sua primeira obra. Com o tempo, passou a produzir camisetas e cangas pintadas à mão, incorporando proteção UV nas camisas e investindo na produção das telas.

A definição dos preços das obras é um desafio para Neto, que já criou telas de grandes dimensões, além de quadros menores. Ele comenta que seus valores são acessíveis e negociáveis, iniciando em R$ 350 e podendo chegar a R$ 1.800. Neto valoriza o fato de estar exposto em um local admirável, onde pode apresentar sua arte a pessoas que se emocionam com ela. Para ele, a arte é um sentimento e uma inspiração que deve emocionar, mais do que representar apenas um valor comercial.

Copyright © 2025. Direitos Reservados.