O Piauí de Riquezas deste sábado (18) visitou Barras, a 120 km de Teresina, conhecida como a terra dos governadores, poetas e intelectuais. Além disso, é o lar de artistas plásticos e quebradeiras de coco babaçu, que dão vida e movimentam a economia da cidade.
Às margens do Rio Marathaoan, a movimentada Avenida Beira-Rio conta com um painel bastante colorido que chama a atenção de quem passa por ali: um tigre dentro de uma mandala. É uma criação do artista plástico Jardeson Rodrigues, que produz arte por meio da aerografia.
“A aerografia é um estilo de pintura feito com uma pistola acoplada a um compressor de ar. Bem delicado, feito de grandes proporções, mas também pequenas. É um presente que muda o ambiente da cidade”, afirma o artista.
No Assentamento Cara Torta, na zona rural de Barras, as quebradeiras de coco babaçu produzem o azeite de coco há gerações. As produtoras rurais Carmem Sousa e Eva Silva cultivam o ofício desde a infância com muito orgulho e bom humor.
Após quebrarem os cocos, elas iniciam um processo que envolve levá-los ao forno, triturá-los, cozinhá-los e separar o azeite formado pela trituração para vendê-lo em garrafas plásticas.