
A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou, na terça-feira (14), um projeto de lei que estabelece a criação de uma secretaria especial destinada à gestão do sistema viário da Ponte Salvador-Itaparica.
Essa proposta foi apresentada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) durante uma reunião com os deputados estaduais no dia 9 de setembro. A nova Secretaria Estadual para Assuntos do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Ilha de Itaparica (Seponte) será uma entidade provisória, encarregada de supervisionar o projeto até que sua administração seja transferida para uma Parceria Público-Privada (PPP), complementando assim a gestão do consórcio privado envolvido.
Histórico e Objetivos
De acordo com o Governo da Bahia, a criação de secretarias especiais para grandes projetos é uma prática comum, como demonstrado em 2009, quando foi estabelecida a Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa do Mundo (Secopa), que organizou os preparativos para o evento de 2014. O governador destacou que, após a sanção da lei, os nomes dos integrantes da nova secretaria serão divulgados, embora essas informações ainda não tenham sido reveladas.
Sobre a Ponte Salvador-Itaparica
A construção da Ponte Salvador-Itaparica está programada para iniciar em junho de 2026. Este projeto visa promover a integração entre a capital baiana e o interior, conectando-se às rodovias BR-101, BR-116 e BR-242. O investimento total está estimado em cerca de R$ 12 bilhões, provenientes de recursos privados e da contrapartida do estado.
A obra será dividida em cinco trechos, que incluem:
- Acessos viários em Salvador;
- A estrutura principal da ponte, que terá 12,4 km;
- A chegada à Ilha de Itaparica;
- O desvio de Mar Grande;
- A recuperação e duplicação de uma parte da BA-001, entre Cacha Pregos e a cabeceira da Ponte do Funil.
Essa iniciativa é um passo significativo para o desenvolvimento da infraestrutura na Bahia, visando facilitar o tráfego e a mobilidade na região.