João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Atendimento prioritário para pessoas autistas na saúde pública da Paraíba
27 de agosto de 2025 / 11:29
Foto: Divulgação

Uma nova legislação, publicada no Diário Oficial do Estado da Paraíba nesta quarta-feira (27), estabelece atendimento prioritário para pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas unidades da rede pública de saúde do estado.

A lei determina que o direito ao atendimento prioritário será identificado por meio de uma pulseira de classificação de risco, que apresentará uma marcação semelhante a um quebra-cabeça, símbolo associado ao autismo. Essa identificação será utilizada em diversos locais, incluindo hospitais, maternidades e unidades de Atenção Primária à Saúde.

Além disso, a norma estabelece que os profissionais encarregados da Classificação de Risco devem fornecer orientações aos acompanhantes e comunicar à equipe multidisciplinar sobre a prioridade no atendimento a essas pessoas. A legislação já está em vigor desde sua publicação.

A iniciativa é de autoria do deputado estadual Tovar Correia Lima, do PSDB, e foi promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, do Republicanos.

A crescente conscientização sobre o autismo e o avanço das pesquisas têm contribuído para um aumento no diagnóstico da condição, incluindo em adultos, refletindo a importância de medidas como essa para garantir um atendimento mais adequado e humanizado.