João Pessoa 26.13 algumas nuvens Recife 27.02 algumas nuvens Natal 26.12 céu limpo Maceió 24.69 céu limpo Salvador 25.98 céu limpo Fortaleza 27.07 nuvens dispersas São Luís 27.11 algumas nuvens Teresina 34.84 algumas nuvens Aracaju 25.97 algumas nuvens
Aumento da frequência de chuvas no Piauí é previsto para novembro, segundo secretaria de meio ambiente
17 de outubro de 2025 / 18:11
Foto: Divulgação

Estiagem deixa interior do Nordeste do Brasil em alerta. A expectativa é que a frequência de chuvas aumente a partir de novembro no Piauí. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o período de estiagem, caracterizado pela ausência de chuvas, deve chegar ao fim em dezembro, com a previsão de chuvas regulares para janeiro de 2026.

Um estudo realizado pela Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos (Sampece) indica que as chuvas mais intensas devem ocorrer somente com a chegada do verão, em janeiro.

“Até lá, o que se espera são pancadas isoladas, especialmente no sul do estado, que vão se espalhando gradualmente ao longo dos meses, alcançando o centro e, posteriormente, o norte”, afirmou o climatologista Pedro Aderaldo.

Em janeiro, com a mudança de estação, a precipitação se tornará mais abrangente em todo o Piauí, com média de até 260 milímetros. Confira a previsão para os últimos três meses do ano:

  • Outubro: até 130 milímetros de chuva nas regiões mais úmidas do sul do estado;
  • Novembro: o volume pode aumentar para 160 milímetros, o que ajudará a amenizar o calor, mas não será suficiente para acabar com a seca;
  • Dezembro: as instabilidades climáticas devem elevar o volume de chuvas para entre 200 e 230 milímetros no sul e até 160 milímetros nas regiões central e norte do estado.

Enquanto as chuvas não chegam, o calor deve persistir. As temperaturas médias variam entre 22,5°C e 32,5°C, com uma leve queda à medida que a umidade do ar aumenta. Esse processo indica o início da transição para o período chuvoso.