João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Aumento de 151% nos casamentos homoafetivos na Paraíba em cinco anos
29 de junho de 2025 / 16:15
Foto: Divulgação

Em 2024, os cartórios da Paraíba registraram um total de 262 casamentos entre pessoas do mesmo sexo, um número que mais que dobrou em relação a 2020, quando foram contabilizados apenas 104 casamentos. Este aumento significativo representa o maior índice de casamentos homoafetivos desde a regulamentação do ato no Brasil, em 2013.

Os dados foram divulgados no último sábado (28) e fazem parte do Portal da Transparência do Registro Civil, um sistema nacional gerido pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), que reúne os cartórios responsáveis pelos registros civis no país.

O crescimento dos casamentos homoafetivos na Paraíba é notável também quando comparado a anos anteriores. Em relação a 2023, houve um aumento de 64% e, em comparação a 2014, o salto chega a impressionantes 745%. Nos primeiros cinco meses de 2025, já foram realizados 96 casamentos entre pessoas do mesmo sexo no estado.

Além dos casamentos, os cartórios da Paraíba registraram 75 mudanças de nome e gênero em 2024, um aumento de 150% em comparação a 2019, que foi o primeiro ano completo após a regulamentação desse procedimento. Desde 2018, quando a mudança foi autorizada em nível nacional, mais de 300 atos desse tipo foram realizados no estado.

Embora tenha havido uma redução de 19% em relação a 2023, onde ocorreram 93 registros, os números de 2024 permanecem entre os mais altos da série histórica. De janeiro a maio de 2025, já foram registradas 43 alterações desse tipo.

O presidente da Associação dos Notários e Registradores da Paraíba (ANOREG/PB), Carlos Ulysses, enfatizou a importância desses atos, afirmando que “cada casamento homoafetivo celebrado e cada retificação de nome e gênero realizada representa muito mais do que um ato formal: é o reconhecimento da dignidade, da liberdade e da igualdade de cada pessoa”.

Como realizar o casamento civil

Para realizar o casamento civil, os noivos devem se dirigir ao Cartório de Registro Civil da região onde um deles reside, acompanhados de duas testemunhas maiores de idade e com a documentação necessária. Os documentos exigidos incluem:

  • Certidão de nascimento (para solteiros)
  • Certidão de casamento com averbação de divórcio (para divorciados)
  • Certidão de casamento com averbação de óbito do cônjuge (para viúvos)
  • Documento de identidade e comprovante de residência

O valor do casamento pode variar de acordo com o estado e o local da cerimônia, seja no cartório ou fora dele.

Como mudar nome e gênero nos registros civis

Para efetuar a mudança de nome e gênero, a pessoa interessada deve apresentar:

  • Documentos pessoais e comprovante de endereço
  • Certidões dos distribuidores cíveis e criminais (estaduais e federais) dos últimos cinco anos
  • Certidões de execução criminal, dos Tabelionatos de Protesto e da Justiça do Trabalho

Após a entrega da documentação, o cartório agendará uma entrevista. Não é necessário apresentar laudos médicos ou psicológicos. Mesmo que haja apontamentos nas certidões, a mudança pode ser realizada, e o cartório se encarregará de informar os órgãos competentes. A emissão de novos documentos, como RG e CPF, deve ser solicitada separadamente junto aos órgãos responsáveis.