João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Aumento no preço do garrafão de água mineral no RN começa neste sábado (1º)
29 de outubro de 2025 / 11:21
Foto: Divulgação

O preço do garrafão de 20 litros de água mineral no Rio Grande do Norte sofrerá um aumento a partir do próximo sábado (1º). A informação foi divulgada pelo Sindicato das Indústrias de Cervejas, Refrigerantes, Águas Minerais e Bebidas em Geral do RN (Sicramirn), que justifica a medida como necessária devido ao crescimento dos custos de produção.

O consultor executivo do Sicramirn, Daniel Penteado, afirmou que o reajuste é “uma medida de sobrevivência de toda uma cadeia produtiva”. A expectativa é que o aumento varie entre 10% e 20%, resultando em preços ao consumidor que poderão oscilar entre R$ 9 e R$ 15, dependendo da localidade.

O impacto do reajuste abrange tanto a água mineral quanto a água adicionada de sais, que estão na categoria de águas envasadas. Penteado explicou que a necessidade do aumento se deve a diversos fatores, incluindo a inflação acumulada de 5% no ano e o aumento dos custos de insumos.

Entre os fatores que influenciam o preço, estão:

  • Matéria-prima do garrafão
  • Plásticos, lacres e tampas
  • Rótulos, que são derivados de petróleo
  • Custo de importação, que oscila com o dólar
  • Transporte marítimo
  • Energia elétrica
  • Mão de obra

Atualmente, o estado conta com 35 indústrias envasadoras, que juntas vendem aproximadamente 3,5 milhões de garrafões mensalmente. Penteado enfatizou que a decisão de aumentar os preços não foi fácil, mas é essencial para garantir a segurança e a qualidade do produto oferecido ao consumidor.