João Pessoa 31.13 algumas nuvens Recife 31.02 algumas nuvens Natal 30.12 nuvens dispersas Maceió 30.69 nuvens dispersas Salvador 29.98 céu limpo Fortaleza 30.07 nublado São Luís 31.11 nublado Teresina 28.84 nublado Aracaju 29.97 nuvens dispersas
Autistas na Paraíba ganham direito a assento preferencial e a levar alimentos em estabelecimentos
17 de abril de 2025 / 12:25
Foto: Divulgação

Duas novas legislações publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) asseguram direitos importantes para pessoas com autismo. O quebra-cabeça foi escolhido como símbolo para promover a conscientização sobre o transtorno.

As novas leis, sancionadas pelo governador João Azevêdo (PSB), garantem que indivíduos com autismo tenham direito a assento preferencial no transporte público estadual, além de permitir que transportem alimentos para consumo pessoal e objetos de uso cotidiano em estabelecimentos públicos e privados.

A primeira legislação, a Lei nº 13.636/2025, de autoria do deputado estadual Bosco Carneiro (Republicanos), estabelece o direito ao assento preferencial em toda a rede de transporte público. Para usufruir desse benefício, será necessário apresentar um laudo médico ou outro documento que comprove o diagnóstico de autismo.

Por sua vez, a Lei nº 13.637/2025, proposta pelo deputado Júnior Araújo (PSB), garante que pessoas com autismo possam entrar e permanecer em locais públicos e privados com seus próprios alimentos e objetos pessoais. Para isso, é preciso apresentar a carteira de identificação da pessoa com autismo ou um laudo médico. Essa medida leva em conta características do transtorno, como a seletividade alimentar, que pode dificultar a alimentação em ambientes externos.

Além disso, a recusa de estabelecimentos em atender a essas demandas será considerada um ato discriminatório, conforme o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), e poderá resultar em sanções de acordo com a legislação vigente.