João Pessoa 26.13 céu limpo Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 27.12 nuvens dispersas Maceió 24.69 nuvens dispersas Salvador 25.98 céu limpo Fortaleza 27.07 nublado São Luís 25.11 céu limpo Teresina 23.84 nublado Aracaju 26.97 nuvens dispersas
Badminton do Piauí conquista 4 medalhas nos Jogos da Juventude
18 de novembro de 2024 / 10:08
Foto: Governo do Estado

A participação dos estudantes-atletas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) na modalidade Badminton rendeu 4 medalhas, sendo 1 ouro, 2 pratas e 1 bronze, para o Piauí nos Jogos da Juventude Caixa 2024, que acontecem em João Pessoa, na Paraíba. As finais ocorreram no sábado (16), na Vila Olímpica. 

O Piauí participa da competição com 150 estudantes atletas e 30 técnicos das redes públicas e privadas com o apoio do Governo do Estado, por meio das Secretarias da Educação (Seduc) e do Esporte (Secepi).

Rayssa Ketlin Neres da Silva, estudante do Ceti Professora Julia Nunes Alves, e Marcos de Almeida Lima Filho, da Unidade Escolar Estado de São Paulo, participaram das finais pelo time do Piauí ao lado dos atletas Fhelipe Lennon Teixeira Santos e Giovana Moura Pereira, estudantes da rede federal e rede particular, respectivamente. Os técnicos Fernando Vieira e Emanuelly Farias acompanham os jovens na competição.

Marcos de Almeida Lima Filho, da Unidade Escolar Estado de São Paulo, teve mais um capítulo brilhante em sua trajetória. A conquista da medalha de ouro ao lado do companheiro de infância e atleta da rede federal, Fhelipe Lennon Teixeira Santos, ao vencer a dupla do Rio de Janeiro por 2 sets a zero. A jovem promessa do badminton brasileiro fez sua estreia nos Jogos da Juventude Caixa 2024 e conquistou uma medalha de bronze no Simples Masculino.

Marcos, de 16 anos, treina desde os 6 anos e traz no currículo conquistas impressionantes: vice-campeão mundial em 2023 e tricampeão nacional sub-17. Ele começou no esporte inspirado por sua irmã, Sayane Lima, também atleta, e transformou o que era uma brincadeira em uma paixão que o levou ao alto nível competitivo.

“A minha experiência na minha primeira participação nos Jogos de Juventude foi muito boa. Nos meus primeiros jogos eu aprendi com os erros e consegui sair campeão, o que me deixou muito feliz com o resultado. Com treinos de segunda a sábado consegui sair daqui com a medalha de ouro”, comemorou o atleta.

Na Dupla Mista, a outra medalha de prata veio na primeira divisão contra a equipe de Santa Catarina, conquistada pelos  estudantes atleta Rayssa Silva e Fhelipe Santos. 

A segunda prata da modalidade foi conquistada no Simples Masculino pelo atleta Fhelipe Santos ao competir na final contra o estudante de São Paulo.

Organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos da Juventude Caixa 2024, acontecem no período de 13 a 28 de novembro.

O secretário Washington Bandeira, parabenizou os atletas.

“As conquistas que o Time Piauí está alcançando nos Jogos da Juventude reforçam o compromisso do Governo do Piauí com o esporte escolar. Com o programa Seduc Olímpica buscamos oferecer oportunidades e incentivos para os estudantes se desenvolverem das diversas modalidades esportivas”, disse.