
A Bahia deu um passo importante na saúde pública ao ampliar a vacinação contra a gripe para toda a população a partir dos 6 meses de idade. Essa iniciativa tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal e oferecer maior proteção contra as complicações e formas graves da doença.
De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), todos os municípios estão autorizados a vacinar pessoas que não pertencem aos grupos prioritários. Contudo, cada secretaria municipal de saúde tem a liberdade de determinar o início dessa vacinação, levando em consideração a disponibilidade de estoques.
Cidades como Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Ilhéus, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus, Serrinha, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães já iniciaram a ampliação da vacinação.
Na capital baiana, oito postos de saúde estão oferecendo a vacina gratuitamente até às 17h desta quarta-feira (21). A quantidade reduzida de unidades se deve à adesão de servidores a uma assembleia convocada pelo sindicato da categoria. Confira a lista de locais disponíveis:
- Salvador Shopping (das 9h às 16h) – somente vacina contra a gripe;
- USF Ilha de Maré;
- USF Ilha Paramana;
- USF Ilha de Bom Jesus;
- UBS Edson Teixeira;
- Multicentro Carlos Gomes;
- UBS Maria Conceição Imbassay;
- Multicentro Liberdade – somente vacina de rotina e gripe.
Na quinta-feira (22), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou que mais de 150 postos de saúde em toda a capital estarão oferecendo a vacina. Para receber a dose, os cidadãos devem apresentar um documento oficial com foto e, se disponível, o cartão do SUS.
Em Feira de Santana, a vacinação contra a gripe foi estendida para a população acima de seis meses desde 20 de março, com doses disponíveis em 103 salas de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs).
Essa ampliação é um passo significativo para proteger a saúde da população baiana e garantir que todos tenham acesso à vacinação.