João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Bairros de Natal que mais registraram chuva na terça-feira (20)
20 de janeiro de 2026 / 19:24
Foto: Divulgação

A prefeitura de Natal divulgou os bairros e conjuntos que tiveram os maiores índices de chuva durante a madrugada e manhã desta terça-feira (20). O bairro Guarapes, localizado na Zona Oeste, foi o ponto que registrou o maior volume, com 92 milímetros de precipitação em aproximadamente 13 horas.

Os dados de chuva são obtidos pelos pluviômetros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), em parceria com o Grupo de Estudos Observacionais e de Modelagem da Interação Biosfera-Atmosfera (Geoma) e pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Além do Guarapes, os bairros que apresentaram maiores índices pluviométricos foram Salinas (66,6 mm), Cidade Alta (55,5 mm), Parque da Cidade (53,2 mm), Sarney (50,6 mm), Pajuçara (49,4 mm), Nossa Senhora de Nazaré (37 mm), Nossa Senhora da Apresentação (37 mm), Neópolis (20,8 mm) e Ponta Negra (12,8 mm).

Essas chuvas causaram alagamentos em vias, transbordamento de lagoas, infiltração de água em residências, além de danos a semáforos e a queda de uma parada de ônibus. Pluviômetros da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) indicaram volumes de 24 mm e 45 mm em diferentes pontos de Natal.

Em relação às lagoas de captação de água, das 82 existentes no município, a lagoa localizada no Jardim Primavera, bairro Nossa Senhora da Apresentação, Zona Norte, foi a única a transbordar. A prefeitura explicou que o fato está associado à obstrução da tubulação da Rua José Luís da Silva, área onde está em andamento uma obra complexa para reparar danos na rede de drenagem, que está a cerca de nove metros de profundidade. A intervenção recebeu recursos próprios da prefeitura e tem previsão de conclusão dentro de quatro meses.

De acordo com a administração municipal, ações permanentes de limpeza e desobstrução das redes de drenagem contribuíram para um melhor escoamento da água em trechos críticos da cidade. A limpeza já retirou mais de 30 mil toneladas de resíduos dessas redes.

Quanto à previsão para os próximos dias, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para chuvas em 28 cidades do Rio Grande do Norte até o fim da quarta-feira (21). As precipitações que atingiram Natal devem se expandir para o interior do estado, especialmente para as regiões Central e do Vale do Açu, conforme informações da Emparn.

O meteorologista Gilmar Bristot explicou que essa incidência aumentada de chuvas está relacionada às melhores condições do oceano Atlântico Sul, que apresenta temperaturas mais elevadas, enquanto o Atlântico Norte tem se mantido mais frio. Também destaca a influência da circulação atmosférica em altos níveis no litoral do Nordeste, que favorece a formação de chuvas.

Segundo o especialista, esse cenário pode indicar um período mais chuvoso para os meses de março, abril e maio. O acompanhamento das condições atmosféricas segue sendo fundamental para a prevenção e preparação diante dos eventos climáticos.

Copyright © 2025. Direitos Reservados.