
Mais de 2 milhões de habitantes das cidades de Recife, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, localizadas na Região Metropolitana, enfrentarão a falta de água a partir da noite da terça-feira, dia 22. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) anunciou que a interrupção na distribuição de água se deve ao desligamento do Sistema Pirapama, a principal rede de abastecimento de Pernambuco, que passará por uma manutenção programada de 72 horas.
A Compesa divulgou informações essenciais para que a população de mais de 60 bairros se prepare para esse período sem água. Entre as perguntas mais frequentes estão:
O que é o Sistema Pirapama?
O Sistema Pirapama, situado no Cabo de Santo Agostinho, é responsável por um terço da água distribuída no Grande Recife, com uma capacidade de produção de 5.130 litros de água por segundo. Esta será a primeira manutenção preventiva desde sua conclusão total em 2011.
Quando começa a interrupção de água?
A suspensão do fornecimento de água terá início às 20h da terça-feira, 22. As obras de manutenção começarão na quarta-feira, 23, às 8h. Para que a manutenção ocorra, é necessário interromper o fornecimento de água 12 horas antes para esvaziar as tubulações.
Quando a distribuição da água será normalizada?
A normalização da distribuição de água dependerá da localidade afetada. A previsão da Compesa é que todos os trabalhos sejam concluídos até às 22h da quinta-feira, 24. Após isso, são necessárias mais 12 horas para o retorno do sistema e o enchimento de reservatórios. Assim, a água deverá começar a ser fornecida novamente na sexta-feira, 25, de forma gradual, conforme o calendário de abastecimento de cada bairro.
O que fazer enquanto estiver sem água?
Para ajudar a população durante esse período, a Compesa recomenda algumas medidas:
- Tomar banhos mais curtos;
- Deixar a lavagem de roupas para após a normalização;
- Lavar louças com a torneira fechada;
- Manter a caixa d’água limpa e bem vedada;
- Utilizar a água de forma consciente.
Quais obras e serviços serão feitos em Pirapama?
Durante a manutenção, a Compesa realizará diversos serviços, sendo o principal uma manutenção geral de caráter preventivo. Também haverá ajustes para melhorar a performance do sistema, além da interligação de uma nova subadutora, que ampliará o abastecimento para as áreas de Marcos Freire e UR-11, em Jaboatão dos Guararapes. Cerca de 100 trabalhadores estarão empenhados nas obras durante o dia e a noite, e a expectativa é que mais 200 litros de água por segundo sejam adicionados ao sistema após a conclusão dos serviços.
Que bairros serão afetados?
Os bairros que ficarão sem água são:
Recife:
- Afogados
- Aflitos
- Areias
- Bairro do Recife
- Barro
- Boa Viagem
- Bongi
- Brasília Teimosa
- Cabanga
- Caçote
- Coelhos
- Curado
- Derby
- Espinheiro
- Estância
- Graças
- Ibura
- Imbiribeira
- Ilha do Leite
- Ipsep
- Jardim São Paulo
- Jiquiá
- Joana Bezerra
- Jordão
- Madalena
- Mangueira
- Mustardinha
- Paissandu
- Encruzilhada (parcialmente)
- Cordeiro (parcialmente)
- Pina
- Prado
- San Martin
- Sancho
- Santo Amaro
- Santo Antônio
- São José
- Setúbal
- Soledade
- Tijipió
- Torre
- Zumbi
Jaboatão dos Guararapes:
- Barra de Jangada
- Cajueiro Seco
- Candeias
- Comportas
- Curcurana
- Jardim Jordão
- Jardim Guararapes
- Jardim Prazeres
- Lagoa das Garças
- Massangana
- Massaranduba
- Muribeca
- Piedade
- Prazeres
- Sotave
- Tieta
Cabo de Santo Agostinho:
- Todo o município, exceto as localidades de Charneca, Novo Horizonte, Rosário e Gaibu (que são abastecidas por outro sistema).