João Pessoa 29.13 nublado Recife 28.02 nublado Natal 29.12 nuvens dispersas Maceió 23.69 chuva leve Salvador 26.98 nuvens dispersas Fortaleza 31.07 céu limpo São Luís 31.11 nuvens dispersas Teresina 34.84 céu limpo Aracaju 26.97 nublado
Baleias-jubarte são avistadas em Maracaípe e surpreendem pescadores
12 de agosto de 2025 / 12:23
Foto: Divulgação

Um grupo de baleias-jubarte foi avistado por pescadores nas águas de Maracaípe, uma das praias mais conhecidas de Ipojuca, localizada no Litoral Sul de Pernambuco. As imagens, que rapidamente se espalharam pelas redes sociais, mostram os majestosos animais saltando e exibindo seus dorsos sob o sol.

“Foi um privilégio para nós, algo que é difícil de descrever. Foi lindo ver essas baleias tão perto de casa”, relatou o pescador Júnior Chalaça.

Os avistamentos ocorreram na manhã da segunda-feira (11). Júnior, que costuma sair para pescar com um primo às 5h, encontrou as baleias a aproximadamente dois quilômetros da costa, por volta das 9h, quando se preparavam para retornar.

“Era claramente uma família de baleias, pois havia uma menor entre elas, além de algumas separadas. Estávamos próximos às piscinas naturais de Maracaípe quando notamos a fumaça que elas exalam ao respirar. Voltamos para tentar chegar mais perto e registrar imagens”, contou Júnior.

As baleias-jubarte, conhecidas cientificamente como Megaptera novaeangliae, são uma das espécies mais icônicas, podendo pesar até 40 toneladas e medir cerca de 16 metros de comprimento, o que as torna verdadeiros encantos do mar.

Enrico Marcovaldi, diretor do Projeto Baleia Jubarte, que trabalha na conservação da espécie há quase 40 anos, explicou que o comportamento acrobático e exibido dessas baleias é resultado de milhares de anos de evolução e adaptação ao ambiente marinho. “Elas são as mais acrobáticas e exibidas entre as grandes baleias, o que contribui para o crescimento do turismo de observação de baleias no Brasil”, disse.

Características dos Filhotes

  • Os filhotes nascem com cerca de 3 metros de comprimento e pesam entre duas a três toneladas.
  • Amamentam cerca de 100 litros de leite por dia.
  • Podem crescer até 30 quilos diariamente.

Os vídeos que circulam nas redes sociais mostram Júnior emocionado ao ver as jubartes no mar, embora ele já tenha presenciado esse espetáculo anteriormente. “Sabemos que, durante os meses de agosto e setembro, elas costumam passar perto da costa, indo em direção ao norte”, comentou.

De acordo com Marcovaldi, a presença das jubartes no litoral nordestino é comum nesta época do ano, pois coincide com a temporada de reprodução, que vai de junho a outubro. Recentemente, algumas baleias também foram vistas em Fernando de Noronha.

Durante esse período, as baleias deixam a Antártica em busca das águas quentes da Zona Tropical para se reproduzirem. Elas percorrem quase todo o litoral brasileiro até chegar à costa do Rio Grande do Norte. “Elas passam cerca de seis meses na Antártica e os outros seis meses aqui. Navegam aproximadamente 4 a 5 mil quilômetros da Antártica até nosso litoral. O período de gestação é em torno de 11 meses. Elas vêm aqui para copular, fecundar, e depois retornam à Antártica para se alimentar, voltando novamente para nossos mares para dar à luz”, detalhou Marcovaldi.