João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Bloco A Corda acorda foliões ao som de frevo no carnaval de Olinda
17 de fevereiro de 2026 / 16:56
Foto: Divulgação

Há 32 anos, o bloco A Corda é conhecido por levantar os foliões cedo na terça-feira de carnaval na cidade de Olinda, Pernambuco. A partir das 7h, os integrantes do bloco percorrem as ruas do Sítio Histórico “invadindo” as casas e acordando os moradores com muito frevo, despertando toda a cidade para a folia.

O percurso deste ano começou na Ladeira da Misericórdia, passando pela Rua da Boa Hora, Rua do Amparo, Lago do Amparo, Quatro Cantos e finalizando na Avenida Liberdade. O bloco já é tradição e visto como um dos momentos mais animados do carnaval local, fazendo parte da cultura olindense.

Um turista de Belo Horizonte, chamado Celso, relatou a sensação de ser acordado pelo bloco. “Já fui acordado várias vezes. E ser acordado assim é bom demais, é o melhor carnaval do mundo. Nem sei que horas eu fui dormir”, declarou.

Adriele, turista de São Paulo, contou que acordou cedo só para participar da festa e acordar outras pessoas com o bloco A Corda. Mesmo com azia e sem beber, ela enfatizou o entusiasmo para participar do evento e já promete voltar no próximo ano.

Este ano, a homenagem do bloco foi para Helder Vasconcelos, multiartista pernambucano de vasta trajetória cultural. Helder é conhecido por seu trabalho nas manifestações populares como cavalo-marinho e maracatu rural. Além de músico, é ator, dançarino e fundador do Boi Marinho, grupo presente nas festividades desde 2000. A homenagem ao artista destaca a importância da cultura popular no carnaval e reconhece sua contribuição para as tradições locais.

O bloco A Corda teve origem em 1994 como uma brincadeira entre amigos e desde então se consolidou como uma das principais atrações da terça-feira de carnaval em Olinda. Conhecido pela pontualidade e pelo tradicional “arrastão”, o bloco inclui ritmos de batucada e frevo com refrões animados que convidam todos a despertarem para a festa. A tradição mantém viva a missão de animar a Cidade Alta e garantir que ninguém durma até a folia acabar.

Copyright © 2025. Direitos Reservados.