
Há mais de seis décadas, o bloco “Os Cão” atrai foliões para a praia da Redinha, localizada na Zona Norte de Natal, durante o carnaval. Na terça-feira (4), centenas de participantes se divertiram se lambuzando no manguezal próximo à ponte Newton Navarro, antes de percorrer as ruas da região ao som de tradicionais marchinhas de carnaval e orquestras de frevo.
Fundado em 1964, o bloco “Os Cão” foi reconhecido como patrimônio imaterial e cultural de Natal em 2021, consolidando sua importância na festividade local.
Origem do Nome
De acordo com a prefeitura, existem duas versões sobre a origem do nome do bloco. A versão mais aceita, contada pelos próprios integrantes, relata que os fundadores eram Francisco Ribamar de Brito (Dodô), seu irmão Armando Ferreira de Brito (o Gago), Francisco Clemente da Silva (Chico Baé), Francisco Valdécio (Chico do Cabo), Djalma de Andrade (Uá) e José Gabriel de Góes (Zé Lambreta). Durante uma noite de bebedeira, o grupo decidiu se “vestir” de lama e sair pelas ruas da Redinha. Ao avistarem Zé Lambreta e seus amigos cobertos de lama, os moradores começaram a gritar “olha ‘os cão'”, dando origem ao nome do bloco.
Os foliões também costumam usar máscaras durante a festa, adicionando mais cor e alegria ao evento, que é uma verdadeira celebração da cultura local.
A festa continua a atrair multidões, como foi o caso do show de Xanddy Harmonia, que reuniu cerca de 50 mil pessoas no carnaval de Natal.
Para mais informações sobre a programação do Carnaval 2025 em Natal, é possível acompanhar atualizações em canais de comunicação da cidade.