
A previsão climática para os próximos três meses indica que São Luís, capital do Maranhão, será a cidade mais chuvosa do Nordeste. De acordo com o boletim do Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a capital deve registrar um total de 1.192,2 milímetros de chuva entre março e maio.
Em segundo lugar no ranking das capitais nordestinas mais chuvosas, Fortaleza, no Ceará, deve acumular 950,5 milímetros de precipitação no mesmo período.
O mês de maio é especialmente significativo para a região, pois deve contribuir com mais de 50% da precipitação anual em áreas que abrangem o norte do Maranhão, o centro-oeste do Rio Grande do Norte e o noroeste da Paraíba.
Chuvas Acima da Média
O boletim também aponta que a região Norte do Maranhão deverá registrar chuvas acima da média histórica, com acumulados que podem ultrapassar 1200 milímetros nos próximos três meses. Essa previsão foi elaborada com base em modelos climáticos avançados, disponibilizados por instituições como CPTEC/INPE, INMET e FUNCEME.
Por outro lado, nas áreas que se estendem da região central do Maranhão até o recôncavo Baiano, incluindo os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, a expectativa é que a quantidade de chuvas permaneça dentro da faixa normal.