
Três cidades brasileiras deram início neste sábado (17) à campanha de vacinação contra a dengue utilizando a nova vacina Butantan-DV, que é aplicada em dose única. As cidades de Maranguape (CE), Nova Lima (MG) e Botucatu (SP) foram selecionadas pelo Ministério da Saúde para pilotar a aplicação deste imunizante inovador no combate à doença.
Em Maranguape, o Dia D de vacinação acontece das 8h às 16h, englobando uma ampla rede com 35 postos de saúde, além de pontos estratégicos como a Rodoviária e o Estacionamento do Supermercado Mix Mateus, para facilitar o acesso da população à vacina. Após essa data, de 17 a 30 de janeiro, a vacinação seguirá em formato drive-thru em frente à Secretaria Municipal da Saúde, localizada na Praça Senador Almir Pinto, nº 217, Centro, funcionando de segunda a sábado das 8h às 16h, exceto nos dias 19 e 20 de janeiro.
Durante a campanha, estarão disponíveis duas vacinas contra a dengue. A vacina Takeda será aplicada em crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, com um esquema de duas doses e intervalo de 90 dias. Já a Butantan-DV, em dose única, será destinada a pessoas de 15 a 59 anos, ampliando a cobertura para o público adulto.
A vacinação visa ampliar a proteção da população, reduzindo casos graves, internações e óbitos pela doença, além de colaborar para o controle da circulação do vírus. Alguns grupos, como gestantes, pessoas imunossuprimidas e crianças ou adolescentes que tiverem dengue nos últimos seis meses, estão temporariamente inelegíveis para receber a vacina. Indivíduos com sintomas leves de gripe podem ser imunizados, desde que não apresentem febre ou sintomas mais intensos no dia da aplicação.
Para receber a vacina, é obrigatória a apresentação do Cartão do SUS, CPF e comprovante de residência em Maranguape. No caso dos menores de idade, é necessária a presença de um responsável legal com a documentação correspondente.
A vacina contra a dengue é gratuita e oferecida por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), integrando a luta contra a doença com ações de vigilância para eliminar focos do mosquito e cuidados domiciliares contínuos. Assim, a nova fase da campanha reforça o compromisso na prevenção e controle da dengue no país.