João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Brasil inicia vacinação em dose única contra a dengue em três cidades
17 de janeiro de 2026 / 08:04
Foto: Divulgação

Três cidades brasileiras deram início neste sábado (17) à campanha de vacinação contra a dengue utilizando a nova vacina Butantan-DV, que é aplicada em dose única. As cidades de Maranguape (CE), Nova Lima (MG) e Botucatu (SP) foram selecionadas pelo Ministério da Saúde para pilotar a aplicação deste imunizante inovador no combate à doença.

Em Maranguape, o Dia D de vacinação acontece das 8h às 16h, englobando uma ampla rede com 35 postos de saúde, além de pontos estratégicos como a Rodoviária e o Estacionamento do Supermercado Mix Mateus, para facilitar o acesso da população à vacina. Após essa data, de 17 a 30 de janeiro, a vacinação seguirá em formato drive-thru em frente à Secretaria Municipal da Saúde, localizada na Praça Senador Almir Pinto, nº 217, Centro, funcionando de segunda a sábado das 8h às 16h, exceto nos dias 19 e 20 de janeiro.

Durante a campanha, estarão disponíveis duas vacinas contra a dengue. A vacina Takeda será aplicada em crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, com um esquema de duas doses e intervalo de 90 dias. Já a Butantan-DV, em dose única, será destinada a pessoas de 15 a 59 anos, ampliando a cobertura para o público adulto.

A vacinação visa ampliar a proteção da população, reduzindo casos graves, internações e óbitos pela doença, além de colaborar para o controle da circulação do vírus. Alguns grupos, como gestantes, pessoas imunossuprimidas e crianças ou adolescentes que tiverem dengue nos últimos seis meses, estão temporariamente inelegíveis para receber a vacina. Indivíduos com sintomas leves de gripe podem ser imunizados, desde que não apresentem febre ou sintomas mais intensos no dia da aplicação.

Para receber a vacina, é obrigatória a apresentação do Cartão do SUS, CPF e comprovante de residência em Maranguape. No caso dos menores de idade, é necessária a presença de um responsável legal com a documentação correspondente.

A vacina contra a dengue é gratuita e oferecida por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), integrando a luta contra a doença com ações de vigilância para eliminar focos do mosquito e cuidados domiciliares contínuos. Assim, a nova fase da campanha reforça o compromisso na prevenção e controle da dengue no país.

Copyright © 2025. Direitos Reservados.