João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Brasil terá 64 novos voos internacionais e 16 frequências até 2026
23 de janeiro de 2026 / 08:15
Foto: Divulgação

O Brasil inicia 2026 com a malha aérea internacional reforçada, impulsionando o turismo para a nova temporada de viagens. Até setembro de 2026, estão previstos 64 novos voos internacionais e mais 16 frequências adicionais, já confirmados e autorizados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em parceria com companhias aéreas nacionais e estrangeiras. Essa expansão ocorre após articulações do Ministério do Turismo com o setor aéreo, visando a abertura de novas rotas e um aumento significativo na oferta de assentos.

Segundo a ministra substituta do Turismo, Fernanda Câmara Norat, ampliar a conectividade internacional é fundamental para manter o desempenho alcançado em 2025, ano em que o Brasil atingiu um recorde histórico no ingresso de turistas estrangeiros. A ministra destacou que o incremento da malha aérea será crucial para sustentar o crescimento do setor turístico, atrair novos investimentos e fomentar a geração de empregos e renda no país.

As companhias que vão operar os novos voos e frequências adicionais incluem Aerolíneas Argentinas, Flybondi, Gol, Latam, Turkish Airlines, Jetsmart, Air Transat, American Airlines, Copa Airlines, Qatar Airways, Air France, TAP e Ibéria. Entre os destaques estão três frequências semanais extras na rota Doha–São Paulo a partir de fevereiro; cinco novos voos entre Punta Cana e São Paulo com início em julho; e sete novas frequências entre Bariloche e São Paulo, também a partir de julho.

A ampliação da malha abrange diferentes continentes. Na Europa, estão previstos voos de França, Bélgica, Holanda, Portugal e Espanha para cidades como Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. Na América do Sul, as novas rotas conectarão Argentina, Paraguai e Chile a destinos como Cabo Frio, Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis e Maceió. Já na América do Norte, a previsão inclui voos entre Estados Unidos, Canadá e o Rio de Janeiro. Na América Central, haverá novas ligações entre a Cidade do Panamá e Salvador, e na África, o trajeto entre Cidade do Cabo e São Paulo será ampliado. A Ásia também será contemplada, com frequências extras entre Istambul e São Paulo.

Em 2025, o Brasil recebeu 9,3 milhões de turistas estrangeiros, o maior número já registrado no país. No mesmo ano, o total de passageiros em voos domésticos e internacionais chegou a 129,6 milhões, com destaque para o mercado internacional, que cresceu 13,4% e atingiu 28,4 milhões de passageiros, conforme dados da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). Em dezembro, a capacidade da malha aérea internacional superou em 36,7% o índice de outubro de 2019, período anterior à pandemia, registrando 6.811 voos internacionais, alta de 10% em comparação a dezembro de 2024, especialmente nas conexões com América Latina e Europa.

Copyright © 2025. Direitos Reservados.