João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Brasileiro relata momentos de tensão no conflito entre Irã e Israel: ‘semelhante a Star Wars’
16 de junho de 2025 / 12:14
Foto: Divulgação

Bruno Passy, um músico baiano que reside em Israel há quase oito anos, compartilhou neste domingo (15) suas experiências e os momentos de tensão que ele e outros cidadãos têm enfrentado devido ao recente conflito entre Israel e Irã. Os ataques começaram na última sexta-feira (13), resultando em mais de 230 mortes, sendo 224 no Irã e 13 em Israel.

De acordo com Bruno, de 37 anos, o que mais impressiona são os mísseis que cruzam os céus, incluindo aqueles interceptados pelo sistema de defesa israelense, que neutraliza os ataques ainda no ar. Em 2023, ele já havia relatado momentos de apreensão após um ataque do Hamas.

Um vídeo que Bruno compartilhou mostra as luzes no céu, que ele descreve como cenas de um filme: “A gente tem a visão de toda a batalha, à la Star Wars”, comentou, destacando o som das explosões que provoca medo na população.

Apesar da situação alarmante, o músico afirmou que as autoridades têm fornecido orientações constantes sobre como agir durante o conflito. As sirenes de alerta soam a cada ataque, sinalizando a necessidade de buscar abrigo. Bruno explicou: “A gente segue as orientações do governo, que é de ficar perto dos abrigos, acompanhar as notícias e estar sempre atento às informações do aplicativo que avisa quando eles identificam qualquer tipo de lançamento”.

Atualmente, Bruno está hospedado na casa da sogra, em uma área mais segura, ao lado de sua esposa, pois é mais afastado dos locais impactados pelos mísseis. Ele relatou que a rotina foi drasticamente afetada: “Todos os eventos que exigem aglomeração de pessoas, trabalhos não essenciais, escolas, tudo cancelado. Não tem ainda data e estimativa de volta”.

Embora tenha enfrentado a tensão dos ataques do Hamas anteriormente, Bruno afirma que não tem intenção de deixar Israel ou retornar a Salvador. “A gente não tem perspectiva de sair daqui, de abandonar tudo, jamais”.