
O Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão será oficialmente certificado como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em uma cerimônia organizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Governo do Maranhão. O evento ocorrerá nesta quinta-feira, 14 de setembro, na Casa das Minas, em São Luís, com início programado para às 15h.
Às 16h, o Ceprama será palco de uma coletiva de imprensa com representantes do governo estadual e da Unesco. Após a coletiva, a programação seguirá para a Capela de São Pedro, onde, às 17h, a Companhia Barrica se apresentará, seguida pela solenidade oficial de certificação e um show de encerramento com o artista Betto Pereira.
O Bumba Meu Boi foi reconhecido pela Unesco em dezembro de 2019, tornando-se o sexto elemento brasileiro a ser incluído na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Esse título ressalta a rica diversidade de grupos e estilos que compõem essa manifestação cultural no Maranhão, além de evidenciar sua profunda conexão com a fé, a arte e as festividades.
No Brasil, outras expressões culturais que também receberam o mesmo reconhecimento incluem:
- Arte Kusiwa
- Samba de Roda
- Frevo
- Círio de Nazaré
- Roda de Capoeira
- Modo de fazer o Queijo Minas Artesanal
Além disso, vale ressaltar que o Bumba Meu Boi do Maranhão celebra cinco anos de reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.