
As últimas 12 horas foram marcadas por chuvas intensas na Grande João Pessoa, com o município de Cabedelo sendo o mais afetado. Até as 8h30 desta sexta-feira (15), o bairro Renascer II acumulou mais de 170 milímetros de precipitação, conforme informações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
As chuvas começaram na noite de quinta-feira (14) e continuam a se intensificar na manhã de hoje. O volume de água acumulada segue aumentando rapidamente em municípios como João Pessoa, Bayeux e Cabedelo. Em apenas 12 horas, o bairro do Centro, em Cabedelo, registrou mais de 160 milímetros.
Na capital, o maior volume de chuvas foi observado no bairro Altiplano, com 110 mm. Outras áreas da cidade também apresentaram índices consideráveis, como o bairro Cuiá, na Zona Sul, que teve 88 mm.
Em Bayeux, os bairros mais impactados foram:
- São Bento: 96 mm
- Jardim Planalto: 85 mm
- Alto da Boa Vista: 81 mm
João Pessoa em alerta vermelho
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (15), três níveis de alerta para João Pessoa e mais de 45 cidades da Paraíba: amarelo, laranja e vermelho. O alerta vermelho, que é o mais crítico, indica a possibilidade de chuvas superiores a 60 mm por hora ou mais de 100 mm ao longo do dia, com alto risco de alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de encostas. Este alerta está em vigor desde às 5h30 e permanecerá até a meia-noite.
O alerta amarelo começou à 0h desta sexta e é válido até as 23h59 de sábado (16), enquanto o alerta laranja está em vigor desde às 5h30 e segue até o final do dia.