João Pessoa 23.13 algumas nuvens Recife 27.02 nuvens dispersas Natal 25.12 nuvens dispersas Maceió 23.69 algumas nuvens Salvador 22.98 nuvens dispersas Fortaleza 26.07 algumas nuvens São Luís 26.11 céu limpo Teresina 24.84 céu limpo Aracaju 23.97 nublado
Câmara de Maceió avalia projeto que permite uso da Faixa Azul por motoristas de aplicativos
12 de maio de 2025 / 19:56
Foto: Divulgação

A Faixa Azul, que opera de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, em Maceió, é destinada exclusivamente a ônibus, transporte escolar, táxis e veículos que transportam pessoas autistas. Atualmente, a Câmara de Vereadores está avaliando um projeto de lei que permitirá que motoristas de aplicativos utilizem essa faixa enquanto estiverem em serviço. O parecer favorável da Comissão de Assuntos Urbanos foi divulgado na edição do Diário Oficial do Município desta segunda-feira (12).

A Faixa Azul abrange as avenidas Durval de Góes Monteiro, Fernandes Lima, Dona Constança e Comendador Leão, sendo restrita aos mencionados veículos durante os horários estipulados. Fora desse período, assim como nos finais de semana e feriados, a faixa pode ser utilizada por outros tipos de veículos.

De acordo com a Comissão de Assuntos Urbanos, a proposta, que é de autoria do vereador Leonardo Dias (PL), sugere que, se regulamentada com critérios técnicos adequados — incluindo horários específicos, cadastro prévio dos motoristas, sinalização apropriada e fiscalização contínua —, poderá aumentar a fluidez do trânsito e promover a integração entre os diferentes modais de transporte, sem prejudicar a função principal da faixa, que é atender aos ônibus.

Ainda não há uma data definida para a votação do projeto no Plenário. Caso seja aprovado, o texto seguirá para a sanção ou veto do prefeito JHC.