
A Faixa Azul, que opera de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, em Maceió, é destinada exclusivamente a ônibus, transporte escolar, táxis e veículos que transportam pessoas autistas. Atualmente, a Câmara de Vereadores está avaliando um projeto de lei que permitirá que motoristas de aplicativos utilizem essa faixa enquanto estiverem em serviço. O parecer favorável da Comissão de Assuntos Urbanos foi divulgado na edição do Diário Oficial do Município desta segunda-feira (12).
A Faixa Azul abrange as avenidas Durval de Góes Monteiro, Fernandes Lima, Dona Constança e Comendador Leão, sendo restrita aos mencionados veículos durante os horários estipulados. Fora desse período, assim como nos finais de semana e feriados, a faixa pode ser utilizada por outros tipos de veículos.
De acordo com a Comissão de Assuntos Urbanos, a proposta, que é de autoria do vereador Leonardo Dias (PL), sugere que, se regulamentada com critérios técnicos adequados — incluindo horários específicos, cadastro prévio dos motoristas, sinalização apropriada e fiscalização contínua —, poderá aumentar a fluidez do trânsito e promover a integração entre os diferentes modais de transporte, sem prejudicar a função principal da faixa, que é atender aos ônibus.
Ainda não há uma data definida para a votação do projeto no Plenário. Caso seja aprovado, o texto seguirá para a sanção ou veto do prefeito JHC.