
Os vereadores de Aracaju deram um passo importante na modernização do transporte público da cidade ao aprovar, nesta terça-feira (25), em primeira discussão, um projeto que autoriza a Prefeitura a contrair um empréstimo de R$ 161 milhões. O montante será utilizado para a aquisição de 30 ônibus elétricos, uma usina de geração de energia solar e 15 carregadores.
Durante a votação, que contou com a participação de 24 vereadores, 20 deles se manifestaram a favor da proposta, enquanto quatro votaram contra. No entanto, alguns parlamentares levantaram questões pertinentes sobre o projeto, destacando a falta de informações sobre o financiamento, como a instituição bancária responsável e a taxa de juros do empréstimo. Além disso, a quantidade de usinas elétricas necessárias e o custo associado a elas também foram temas de debate.
Críticas e considerações sobre o projeto
Os opositores do projeto argumentaram que o valor do empréstimo poderia ser utilizado para a compra de um número maior de ônibus a combustão, que seriam mais modernos e menos poluentes. Também foi sugerido que a demanda por transporte elétrico deveria ter sido considerada durante o processo de licitação.
Por outro lado, defensores da proposta enfatizaram a urgência de melhorias no sistema de transporte público da capital e a relevância de investir em ônibus não poluentes. Além disso, mencionaram que outras questões relacionadas ao transporte público deveriam ser discutidas separadamente da aprovação deste projeto específico.