
A Câmara de Vereadores de Aracaju deu início, nesta quinta-feira (12), a duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) com o objetivo de investigar o uso de recursos públicos pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e também a execução do evento “Natal Iluminado”.
Primeira CPI
A primeira CPI, proposta pelo vereador Isac Silveira, do partido União, se concentrará na análise da aplicação de mais de R$ 135 milhões provenientes de multas de trânsito, acumulados entre 2017 e 2024. Esse valor, totalizando R$ 135.216.467,35, levanta questionamentos sobre a destinação desses recursos.
Segunda CPI
A segunda CPI, que conta com a assinatura de 20 vereadores, investigará possíveis irregularidades na utilização dos recursos da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP) em Aracaju. O foco dessa comissão será o financiamento do projeto “Natal Iluminado 2024”.
Conforme informações da CMA, após a instalação das CPIs, os partidos políticos têm um prazo de 15 dias para enviar os nomes dos representantes ao presidente da casa. Este, por sua vez, será responsável por escolher cinco membros para cada comissão. As CPIs terão um período de duração de 120 dias para a realização das investigações.