O projeto de reforma administrativa da Prefeitura do Recife, enviado à Câmara Municipal neste sábado (21), será publicado no Diário Oficial em edição extra de amanhã. Na segunda-feira, às 10h, será instalada a sessão extraordinária do Legislativo. Conforme o Regimento, o líder do Governo, Samuel Salazar (MDB), pedirá a dispensa dos prazos e o projeto começará a tramitar nas comissões de Constituição e Justiça e de Finanças.
Como na terça e quarta não haverá atividades devido o Natal, o projeto será votado em primeira discussão, na manhã de quinta-feira, e a segunda votação será na sexta-feira, dia 27.
De acordo com o presidente da Câmara, Romerinho Jatobá (PSB), não haverá dificuldades na tramitação. “O projeto é simples porque trata da estrutura das secretarias municipais e os cargos poderão ser destrinchados por decreto pelo prefeito João Campos”, avaliou Romerinho, em contato com o Blog Dantas Barreto.
Na sua opinião, a proposta do novo primeiro escalão é interessante, principalmente por conta da divisão da parte da segurança, do Compaz e o social. Romerinho se refere à criação da Secretaria de Ordem Pública e Segurança
De acordo com o projeto enviado pelo prefeito João Campos, a pasta terá “o objetivo de otimizar a interface entre órgãos e instituições municipais que atuam na organização do cotidiano urbano da cidade”. Estarão sob a gestão da nova estrutura o Centro de Operações da Prefeitura do Recife (COP), a Guarda-Municipal do Recife (GMR), a Secretaria Executiva de Controle Urbano e a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).
Também será criada a Secretaria de Cidadania e Cultura de Paz, com o desmembramento da pasta de Segurança Cidadã. A nova estrutura será responsável pelo Compaz.