João Pessoa 27.13 nuvens dispersas Recife 29.02 nuvens dispersas Natal 28.12 algumas nuvens Maceió 25.69 algumas nuvens Salvador 25.98 nublado Fortaleza 28.07 algumas nuvens São Luís 27.11 nublado Teresina 26.84 algumas nuvens Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Câmara do Recife aprovará reforma administrativa de João Campos
22 de dezembro de 2024 / 21:06
Foto: Divulgação

O projeto de reforma administrativa da Prefeitura do Recife, enviado à Câmara Municipal neste sábado (21), será publicado no Diário Oficial em edição extra de amanhã. Na segunda-feira, às 10h, será instalada a sessão extraordinária do Legislativo. Conforme o Regimento, o líder do Governo, Samuel Salazar (MDB), pedirá a dispensa dos prazos e o projeto começará a tramitar nas comissões de Constituição e Justiça e de Finanças.

Como na terça e quarta não haverá atividades devido o Natal, o projeto será votado em primeira discussão, na manhã de quinta-feira, e a segunda votação será na sexta-feira, dia 27.

De acordo com o presidente da Câmara, Romerinho Jatobá (PSB), não haverá dificuldades na tramitação. “O projeto é simples porque trata da estrutura das secretarias municipais e os cargos poderão ser destrinchados por decreto pelo prefeito João Campos”, avaliou Romerinho, em contato com o Blog Dantas Barreto.

Na sua opinião, a proposta do novo primeiro escalão é interessante, principalmente por conta da divisão da parte da segurança, do Compaz e o social. Romerinho se refere à criação da Secretaria de Ordem Pública e Segurança

De acordo com o projeto enviado pelo prefeito João Campos, a pasta terá “o objetivo de otimizar a interface entre órgãos e instituições municipais que atuam na organização do cotidiano urbano da cidade”. Estarão sob a gestão da nova estrutura o Centro de Operações da  Prefeitura do Recife (COP), a Guarda-Municipal do Recife (GMR), a Secretaria Executiva de Controle Urbano e a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).

Também será criada a Secretaria de Cidadania e Cultura de Paz, com o desmembramento da pasta de Segurança Cidadã. A nova estrutura será responsável pelo Compaz.