
O camarote Expresso 2222 anunciou que homenageará a cantora Preta Gil no carnaval deste ano, no circuito Barra-Ondina, em Salvador. A confirmação foi feita na segunda-feira (5) por meio de uma publicação em rede social que ressaltou a importância da artista para a festa e para a cultura brasileira. “Na 26ª edição do Expresso 2222 homenageamos a dona da risada contagiante, a mulher feita de carnaval, alegria e fé. A amiga, mãe, avó, irmã e filha. A nossa Preta”, diz o texto divulgado pela organização.
Preta Gil faleceu em julho do ano passado, aos 50 anos, em Nova York, onde estava realizando um tratamento experimental contra um câncer no intestino que enfrentava desde janeiro de 2023. Antes de seguir aos Estados Unidos, a cantora passou por tratamento no Brasil que incluiu quimioterapia, radioterapia e cirurgia para remoção de tumores em agosto de 2024. No entanto, a doença retornou em outras partes do corpo, o que exigiu novas intervenções médicas.
Nos Estados Unidos, a artista continuou o tratamento focado em terapias inovadoras, recebendo cuidados em hospitais de Nova York e Washington. A organização do camarote destacou, ainda, a personalidade vibrante de Preta, sua paixão pela vida e seu talento de transformar qualquer momento em festa. “Em 2026 celebramos tudo que ela representa: amor, felicidade, amizade, força e fé. Para sempre em todas as nossas histórias de carnaval, no nosso coração e nas nossas vidas. Para sempre Preta no Expresso 2222”.
Preta Gil, filha do renomado Gilberto Gil e de Sandra Gadelha, teve uma vida repleta de importantes conexões familiares e afetivas. Ela era mãe de Francisco Gil, seu único filho com o ator Otávio Müller, com quem se casou em 1994 e se separou em 1995. Posteriormente, casou-se com o mergulhador Carlos Henrique Lima entre 2009 e 2013. Em 2013, iniciou um relacionamento com Rodrigo Godoy, casamento que durou até 2023 e que terminou durante seu tratamento contra o câncer.
A homenagem do camarote Expresso 2222 no carnaval reforça o legado de Preta Gil como símbolo de alegria, resistência e amor, celebrando sua história de vida e contribuição para a cultura brasileira.