
A 23ª edição da Caminhada com Maria, realizada na tarde desta sexta-feira (15), atraiu mais de 1 milhão de fiéis em Fortaleza, conforme estimativas da organização. Este evento é uma celebração da devoção católica em homenagem ao feriado de Nossa Senhora da Assunção, padroeira da capital cearense.
A programação teve início às 12h com uma missa celebrada no Santuário de Nossa Senhora da Assunção, localizado no bairro Vila Velha, pelo arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão. Após a cerimônia religiosa, a caminhada começou às 14h, sob o calor intenso da tarde.
Organizada pela Arquidiocese de Fortaleza, a caminhada teve um novo trajeto este ano, terminando pela primeira vez na Igreja de Santa Edwiges, na Jacarecanga. Com o tema Caminhamos com Maria, Mãe da Esperança, o evento contou com a participação de aproximadamente 3 mil voluntários e abrangeu cerca de 11 km, repletos de momentos de oração, louvor e cânticos em homenagem a Maria.
A imagem de Nossa Senhora da Assunção foi transportada em um veículo da Polícia Rodoviária Federal, e um dos destaques do evento foi o “Manto de Maria”, um enorme tecido de 100 metros de comprimento por 3 metros de largura, que passou sobre os fiéis durante o percurso, simbolizando a intercessão e proteção materna de Maria.
No encerramento da caminhada, está prevista a coroação da imagem de Nossa Senhora, acompanhada de shows do Ministério Missionário Shalom e da Irmã Kelly Patrícia.
Criada em 2003, a Caminhada com Maria foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial do Brasil em 2015.