
A 32ª edição da campanha Natal Sem Fome, iniciada em outubro no Ceará, está na reta final com arrecadação aberta até o dia 31 de dezembro. As doações podem ser feitas em diversos pontos de Fortaleza e região metropolitana e incluem tanto gêneros alimentícios quanto valores financeiros destinados à aquisição de cestas básicas. Neste ano, cerca de 300 instituições sociais se registraram para receber os alimentos, com a meta estadual estimada em 60 toneladas.
Considerada a maior campanha solidária de arrecadação de alimentos da América Latina, o Natal Sem Fome é promovido nacionalmente pela ONG Ação da Cidadania e coordenado no Nordeste pelo Instituto Nordeste Cidadania (Inec) em parceria com o Banco do Nordeste, abrangendo também partes dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
Dados recentes do IBGE apontam que o Ceará alcançou em 2024 o menor índice de extrema pobreza desde 2012, com mais de 275 mil pessoas saindo dessa condição nos últimos dois anos, sendo 135 mil apenas no último ano. Mesmo assim, a insegurança alimentar ainda afeta 35,1% dos domicílios no Estado, indicando que mais de um terço das famílias não tem acesso regular a alimentos em quantidade e qualidade adequadas.
Diante desse cenário, a campanha Natal Sem Fome permanece fundamental para amenizar os efeitos da vulnerabilidade alimentar em muitas famílias. Qualquer cidadão pode colaborar doando alimentos ou valores em dinheiro via Pix para inec@inec.org.br, com a mensagem “Natal Sem Fome”, além de realizar doações pelo site da campanha.
Os pontos para entrega dos alimentos incluem diversas unidades do Banco do Nordeste, supermercados, lojas e instituições parceiras espalhadas pela capital e municípios vizinhos. Entre os apoiadores da campanha estão o Banco do Nordeste, SENAI, Grupo Camed, Capef, AD2M Comunicação, PSA Tech, Projeto Leão 100 e Ceará Chopp. Com a aproximação do final do ano, a iniciativa reforça a importância da solidariedade para combater a fome no Ceará.