Uma capital no Nordeste ganhou um reconhecimento que mostra a força cultural da região. E isso não só perante o Brasil, mas de todo o mundo. No último sábado (7), Salvador recebeu o prêmio Music Cities Awards na categoria “Melhor Cidade Global da Música”. A cerimônia ocorreu em Riyadh, na Arábia Saudita, e foi promovida pela plataforma internacional Music Cities Events.
O subsecretário de Cultura e Turismo de Salvador, Walter Júnior, comemorou a premiação como um mérito coletivo. “Esta conquista representa não apenas o esforço da nossa gestão, mas também de todos os músicos, compositores, produtores e técnicos que fazem parte da nossa história musical”, frisou.
E emendou: “É um prêmio para cada jovem que toca um instrumento em sua comunidade, para cada percussionista que mantém viva a tradição dos blocos afro e para cada artista que leva o nome de Salvador a palcos pelo mundo. Essa é uma vitória compartilhada, construída por gerações que fazem da música o coração cultural de nossa cidade”, resumiu.
Walter Júnior também enfatizou que a música, em Salvador, vai além da arte. “Ela é uma manifestação de resistência, identidade e criatividade. Nossa herança cultural nos impulsiona e nos torna uma referência admirada globalmente”, completou.
Reconhecimento Internacional
Salvador disputou o prêmio com 300 cidades de 19 países em seis continentes. Ao mesmo tempo, na fase final, a capital baiana superou Londres e Brampton (Canadá).
A princípio, a seleção foi feita por um júri internacional composto por dez especialistas em música e desenvolvimento urbano.
Desde 2016, Salvador é tem o reconhecimento da Unesco como “Cidade Criativa da Música”. Dessa forma, reafirmando sua importância no cenário cultural global.