
A Caravana de Direitos Humanos do Setembro Verde está promovendo uma iniciativa voltada para pessoas com deficiência em Salvador, oferecendo mais de 20 serviços gratuitos de saúde e direitos humanos. O evento ocorrerá nesta sexta-feira (5) e no sábado (6), no Centro de Prevenção e Reabilitação de Deficiências (CEPRED), localizado na Avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM).
Os atendimentos serão realizados das 9h às 16h. Para participar, os interessados devem apresentar um documento de identificação oficial com foto e, caso necessitem da emissão do novo RG, também é preciso apresentar um documento que comprove a deficiência.
Os serviços disponíveis incluem:
- Emissão da carteira de identidade nacional exclusiva para pessoas com deficiência (com apresentação de documento comprobatório);
- Passe livre PCD;
- Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA);
- Exame de DNA gratuito para comprovação de vínculo genético;
- Reconhecimento espontâneo de paternidade;
- Emissão de documentos de registro civil, como 2ª via de certidões;
- Vacinação;
- Atendimento odontológico;
- Atendimento nutricional;
- Orientações jurídicas;
- Apoio de órgãos como Ministério Público, Defensoria, Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre/SineBahia), Secretaria de Relações Institucionais (Serin/Cojuve) e Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).
Essa ação visa promover a inclusão e garantir os direitos das pessoas com deficiência, oferecendo uma gama de serviços essenciais para a comunidade.